Sensibilização social: quatro iniciativas que você precisa conhecer

Envolver pessoas para que elas se conscientizem e ajam em benefício de uma causa não é uma tarefa fácil. Existem iniciativas, porém, que mostram que isso é possível. Pode ser através de um filme, uma campanha publicitária, um site ou uma exposição interativa, a sensibilização é um passo importante para o engajamento verdadeiro. A NQM Comunicação selecionou quatro iniciativas que buscam incentivar adultos e crianças a colocar em prática seus papéis como cidadãos e que já conseguiram resultados impressionantes.

Tinder caninoimage001

O Brasil conta com mais de 20 milhões de cães abandonados nas ruas. Para os que foram resgatados, o problema é a dificuldade que os abrigos de animais e ONGs muitas vezes têm em achar donos interessados em adotá-los. A solução encontrada pela DogLikers foi inovadora: desenvolveram o Au.dote, um aplicativo para que as pessoas que querem adotar um animal de estimação encontrem a sua cara metade canina.  Como uma espécie de ‘Tinder’, no aplicativo, o interessado define a localização e informações como idade e raça, e a partir disso é só ir ‘favoritando’ as fotos dos cães. Depois basta entrar em contato com a ONG para dar início ao processo de adoção. Desde o lançamento em 2015 já foram mais de 15 mil downloads! O aplicativo é gratuito e está disponível na AppStore e no GooglePlay. Não compre, adote!

Natureza high techimage002

Atualmente todos já sabem que é importante proteger o meio ambiente. Mas como sensibilizar as pessoas para que cada uma faça a sua parte na conservação da natureza? A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza teve uma grande ideia: juntar tecnologia, interatividade e experiências que estimulem os sentidos para ensinar sobre a importância da biodiversidade brasileira. Assim é a Conexão Estação Natureza, exposição que está rodando o Brasil e já foi visitada por mais de 4,3 milhões de pessoas, com um incrível percentual de 73% de sensibilização! As principais atrações que chamam a atenção dos visitantes são o cinema sensorial 4D com estímulos sensoriais como chuva, aromas e mudança de temperatura; óculos de realidade virtual (onde é possível visitar uma queda d’água de 100 metros) e diversos jogos interativos. Você pode conferir quando a Conexão Estação Natureza passará pela sua cidade através do site da exposição.

Trânsito mais seguroimage003

Com o objetivo de reduzir as mortes no trânsito brasileiro, a Concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e o litoral do Paraná, buscou chamar a atenção para esse problema de forma impactante. Foi criada uma campanha de conscientização mostrando que, nos acidentes, não são os automóveis que se chocam, mas seres humanos que se ferem. Foram distribuídos outdoors na rodovia e em diversos pontos da capital paranaense. A iniciativa foi um sucesso e, em todo o trecho dos 100 km da concessionária, houve a impressionante redução de 80% nos acidentes!

Crianças, defendam-se!image004

Abuso sexual é um tema bastante delicado. Se for com crianças é ainda pior. Como falar sobre esse assunto de forma a sensibilizar meninos e meninas para que contem para seus pais ou pessoas de confiança caso alguém cometa um abuso? A Rede Marista de Solidariedade lançou um programa chamado Defenda-se para conscientização de crianças por meio de uma série de web vídeos que abordam como elas devem agir nesses casos. O objetivo da iniciativa é reduzir os índices alarmantes de abuso e exploração sexual de crianças. E caso você seja testemunha de uma situação dessas, não se esqueça, disque 100 e denuncie!