Se tem cheiro de fraude, então é fraude

Depois de ler e reler os indicadores de satisfação dos usuários com telefonia móvel e banda larga que a Anatel vem divulgando, tudo me leva a crer que existem duas agências reguladoras no país.

Ou então estamos diante de uma fraude grosseira.

Não dá para acreditar que a maioria dos usuários esteja indiferente em relação aos serviços apresentados pelas empresas, ao ponto de reponderem na pesquisa que não estão nem satisfeitos, nem insatisfeitos com eles.

Muito menos que, no restante dos pesquisados, a maioria respondeu que está satisfeito.

Desde o fim do ano passado, a própria Anatel vem apresentando estudos que mostram que as empresas de telefonia estão com problemas de rede. Os indicadores mostravam que as empresas apresentavam índices de qualidade muito aquém das metas impostas pela própria agência. Isso, inclusive, justificou a interrupção das vendas de chips de algumas operadoras.

Então, como isso não foi perceptível para a maioria os usuários? que agora dizem que não estão nem satisfeitos, nem insatisfeitos com os serviços apresentados pelas empresas?

A qualidade de serviços como energia elétrica e telecomunicações, somente é perceptível aos olhos dos consumidores quando estes não são prestados com a devida qualidade. Não há quem não reclame quando falta luz.

Então, seria crível que alguém que usa um telefone diariamente, não tenha percebido que o serviço está ruim? Que as ligações caem constantemente, que se navega na Internet à passos de tartaruga, quando se conecta?

Pelo menos foi essa a preocupação da Anatel quando apresentou dados e puniu empresas, após detectar que a falta de investimentos em redes de telecomunicações, aliada ao crescimento exponencial do número de usuários, estava levando as empresas a um estrangulamento na qualidade dos serviços.

Como pode agora a Anatel alegar que os consumidores não perceberam isso e que a maioria tem aprovado o serviço que recebe?

* Com a palavra algum conselheiro da Anatel, já que até agora nenhum deles apareceu para explicar publicamente essa nova pesquisa de “satisfação” dos usuários.