Se conciliar não for retaliar depois…

O Serpro está anunciando a entrada em operação no dia 3 de dezembro do “Espaço de Conciliação”, definido como uma “forma inovadora” de abrir um canal de conversação e negociação com o empregado, com o objetivo de evitar disputas jurídicas depois.

O próprio presidente do Serpro, Marcos Mazoni, está empenhado na iniciativa, assim como o diretor de Administração, Antonio João Parera. “Estamos vivenciando um momento de mudança cultural, no qual a empresa buscará resolver conflitos diretamente com o empregado, evitando o caminho judicial, mais oneroso e desgastante para as duas partes”, declarou o diretor.

A proposta parece interessante, mas não sei se motivará logo de cara os trabalhadores. Será preciso primeiro que eles se sintam seguros de expor os problemas e depois não sejam retaliados por seus gerentes. Porque para todo gerente incompetente, um funcionário que tente identificar um problema e tentar resolvê-lo, não passa de uma pedra no seu caminho.

* E sempre há um gerente incompetente que veja complôs em todos os cantos da empresa. É a única maneira que tem de manter um cargo conquistado, não pela eficiência, mas pela eliminação de “adversários”.