Realidade do empresário brasileiro de TI e Telecom é essa

* Trecho de reportagem do Estado de S.Paulo:

O Brasil tem oito empresas entre as duas mil companhias que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Em ranking publicado na segunda-feira, 18, pela Comissão Europeia, a primeira empresa nacional citada é a Vale (na 98ª posição), que destinou 1,1 bilhão à pesquisa no ano passado.

A segunda empresa brasileira mais bem posicionada é a Petrobras, na 118ª posição entre as que mais destinam recursos a pesquisa e desenvolvimento, com 936,4 milhões em 2012. A Embraer vem na 391ª colocação, com 217,2 milhões. A lista ainda apresenta a empresa de software TOTVS (na posição de número 992) a CPFL, a Weg, que fabrica motores elétricos, a petroquímica Braskem e a Itautec, da área da computação. As quatro últimas aparecem abaixo da milésima posição no ranking.

* Nossos empresários gostam é de pedir isenções fiscais e que o governo lhes subsidie em tudo. Mas investir na própria empresa nem pensar. Salvo as exceções acima, se houvesse um ranking mostrando quem mais está pendurado no saco de governos, certamente estaríamos ocupando posição de liderança.