Os senadores mais influentes nas redes sociais

A MITI Inteligência produziu um infográfico para mostrar a atuação nas redes sociais dos senadores indicados ao prêmio “Congresso em Foco”. Dados reunidos no dia 9 de novembro de 2011, apontam que os onze congressistas estão conectados a mais de 430 mil internautas, entre seguidores no Twitter, fãs e amigos no Facebook. 

No período de 9 de outubro a 7 de novembro, mais de um milhão de pessoas foram atingidas, tanto com os tweets oficiais quanto com menções a eles no microblog. O senador mais atuante, Cristovam Buarque, é o que reúne maior número de contatos: 248 mil seguidores no Twitter e 4.300 amigos e fãs no Facebook.

“No período, ele foi mencionado 3.500 vezes, atingindo no microblog, mais de 261 mil pessoas”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing de MITI Inteligência.

Eduardo Suplicy é o segundo senador mais atuante nas redes, mas reúne menos de um quinto dos contatos de Buarque. São pouco mais de 47 mil seguidores no Twitter e cerca de 500 amigos no Facebook. “Apesar disso, a abrangência do senador no microblog é significativa: foram 103 mil pessoas atingidas, com cerca de 1.900 menções no período”, aponta Elizangela.