Governo amplia uso de chatbots para atendimento via WhatsApp

Cristiano Heckert

As três “robozinhas” (Assistentes Virtuais) que auxiliam os internautas com informações, conhecidas carinhosamente por “LIA” (Siasg/Comprasnet), “DIVA” (Diárias e Passagens) e “ISIS” (Convênios e Repasses Federais), que desde o início do ano (março) atendem internautas nas páginas oficiais do governo, agora também passam a prestar o serviço via WhatsApp.

O lançamento da nova modalidade de serviço – agora pelo smartphone – foi feito hoje (04) pelo Secretário de Gestão, Cristiano Heckert. Segundo ele, desde o lançamento dos chatbots em março nas páginas oficiais dos três grandes sistemas estruturadores, foram registrados, até outubro, 26 mil chamados que foram atendidos pelas robozinhas.

“Isso já gerou uma economia para a gente de R$ 92 mil, quando a gente compara o atendimento que deixou se der feito por telefone, ao implantarmos o chatbot”, destacou Heckert.

A expectativa agora é que com a ampliação do serviço no WhatsApp o governo espera maior eficiência no contato direto com o cidadão e uma economia adicional da ordem de R$ 13 mil por ano. “A questão não é tanto a economia; o que estamos levando em conta é a conveniência e o conforto para o cidadão no contato direto com o governo”, destacou o secretário.

Porém, convém lembrar que desde a implantação dos Assistentes Virtuais, o novo sistema está proporcionando ao governo uma economia da ordem de R$ 3 milhões, que era desembolsado para pagamento pela prestação de serviços de call center.

Os telefones para contato com os chatbots dos três sistemas são os seguintes:

CHATBOT LIA (Siasg/Comprasnet)
NÚMERO: 61 9645 – 2287
LINK: https://api.whatsapp.com/send?phone=556196452287

CHATBOT DIVA (Diárias e Passagens)
NÚMERO: 61 9162 – 2629
LINK: https://api.whatsapp.com/send?phone=556191622629

CHATBOT ISÍS
NÚMERO: 61 9553 – 6579
LINK: https://api.whatsapp.com/send?phone=556195536579