Foi rápido ou devagar?

Por Sigmar ‘Sig’ Frota* – A frase “Discordo do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo.” é atribuída a François-Marie Arouet, mais conhecido pelo seu pseudônimo Voltaire. Em verdade, Voltaire nunca disse tal frase. Quem o fez foi sua biógrafa, a inglesa Evelyn Beatrice Hall. Ela teria criado esta sentença, conforme descrito em seu livro-biografia The Friends of Voltaire, de 1906, para resumir o pensamento do filósofo acerca do princípio da liberdade de expressão.

Importante e atual o tema da liberdade de expressão. Para exercê-la, o processo dentro de nossa cabeça passa por crivo e seleção de aproriados pensamentos – prontos e ligeiros em apoiar nossas decisões e palavras quanto ao tema. É aqui, na prontidão e na ligeireza, que somos pegos repetindo referências e linhas de pensamento como sendo de determinado autor, de quem somos fãs e simpatizantes das ideias, sem ter checado uma única vez se ele é o autor de fato ou se, pelo menos, subscreve tais linhas.

Não é ocorrência restrita ao campo de expressão de ideias, da política e da filosofia. Acontece no dia a dia e nos relacionamentos. Você já deve ter ouvido algum amigo, em atitude cristã e que diz conhecer a Bíblia, citar em tom professoral o famoso “versículo”…Deus disse: Faça Tua Parte Que Eu Te Ajudarei. – verso esse que não está em nenhum dos 39 livros do Antigo testamento ou dos 27 do Novo Testamento. 😯 Pois é… #desavisado, na sequência você passa a repetir ou pensar no “versículo” como instrução vinda de Deus; e, portanto, base para decisões apropriadas ao bom cristão em sua vida diária.

Quando você assimila pensamentos na forma como nos exemplos acima é dito que você está operando sob o sistema 1; e ele pode estar traindo você leitor. O processo é denominado e descrito por Daniel Kahneman em seu livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de 2011. Nele o autor propõe dois modos/sistemas diferentes de processamento do pensamento – e que influenciam a forma como nós tomamos decisões. O sistema 1, predominante em 95% das vezes, trabalha rápido e é inconsciente, associativo, intuitivo, um contador e criador de estórias, orientado à sobrevivência. Já o sistema 2, acionado nos 5% restantes, trabalha devagar e é lógico, deliberativo, preguiçoso, um consumidor de esforço, orientado à solução de problemas.

O tema é fascinante e atende pelo nome de Economia Comportamental. Para Kahneman e outros autores, nós humanos estamos sujeitos a uma série de ilusões de percepção, heurísticas e enviesamentos cognitivos que afetam as decisões, que acabam sendo tomadas sem base na racionalidade.

Em minha contribuição “para pensar” nesse post, deixo aqui para o leitor um útil quadro(abaixo) contendo 20 enviesamentos cognitivos que afetam suas decisões:

Como sugestão, na próxima vez que você ouvir alguém emitindo aquela opinião exótica e particular – normalmente iniciada pela expressão “práaa mim” -, tente identificar se há e qual é o viês cognitivo que o emissor possa estar sob influência.

Concluindo aqui, tenha em mente que vieses, uma vez acolhidos, determinam decisões. Assim, para aquela tribo primeva e nórdica, que em sua religião diz por mandamento divino que… inimigos mortos por vossos guerreiros em batalhas serão vossos servos e servas pela eternidade quando adentrardes os 540 portões de Valhala , não há qualquer racionalidade em se fazer prisioneiros na guerra.

*É isso. 😎 😎 😎

** Caso você queira baixar/ler em maior resolução o quadro 20 eviesamentos cognitivos que afetam suas decisões segue o link em :
https://66.media.tumblr.com/adebae327035e9b70180da806100538b/tumblr_p73fo2pzmK1qdewnto1_1280.png

_________________________________________________________________

* Sigmar ‘Sig’ Frota é profissional de TIC com mais de 30 anos de atuação nas áreas de Vendas, Marketing e Comunicação em ambientes corporativos. Mantém-se em constante movimento na forma de um baby boomer digital e molda seu mindset pela máxima …”os únicos dinossauros não extintos foram os que entenderam que um meteoro gigante mudou tudo… e que não havia alternativa a não ser : (a) diminuir muiiiito seu tamanho e (b) criar penas.” . #BoraVoar #BoraCorrer