Blockchain da R3 garante segurança para Gavea, a bolsa digital de commodities

Depois do início de sua operação comercial, no final de junho, a Gavea Marketplace, primeira plataforma digital de negociação de commodities do mercado brasileiro, acaba de anunciar a assinatura de um acordo de três anos com a R3, empresa de software corporativo. Com o acordo, a Gavea vai se beneficiar do Corda Enterprise no suporte às suas operações.

“Oficializamos a nossa parceria”, comemora Vítor Uchôa Nunes, fundador da Gavea, lembrando que a assinatura do contrato garante ao marketplace acesso ao ecossistema mais robusto da R3, incluindo recursos de segurança e serviços técnicos especializados. “A parceria já vinha desde a nossa participação no LIFT, quando recebemos o apoio da R3 para o desenvolvimento do protótipo. Agora, já em operação comercial, fortalecemos essa união”, afirma.

Vítor explica que o marketplace é uma Bolsa Digital de Commodities que automatiza o processo de comercialização, com transações diretas entre os principais elos da cadeia de valor. “Compradores e Vendedores lançam e executam suas ordens, geram e assinam seus contratos com certificados digitais, tudo feito na plataforma. O resultado é uma grande redução de burocracia e custos transacionais e operacionais, acabando com assimetrias de informação, gerando mais oportunidades de negócios e aumentando a margem dos participantes, com maior segurança e transparência”, diz.

Para garantir a privacidade e a segurança das transações, além da rastreabilidade dos ativos negociados, a Gavea utiliza a Corda Enterprise. “A plataforma Corda garante que todas as transações realizadas sejam imutáveis e rastreáveis, aumentando o nível de segurança e auditoria das negociações”, diz Nayam Hanashiro, diretor de parcerias da R3.

“Além disso, a Corda Enterprise se destaca na questão de interoperabilidade, sendo a única plataforma de blockchain que entrega esta função, e é certamente a melhor tecnologia para o nosso modelo de negócios”, afirma Vítor, destacando também o nível de serviços e suporte provido pela R3. “O time da R3 entende do nosso negócio e é o mais preparado para trabalhar com startups”, afirma.

Eliminando a burocracia e assimetria de informação

Segundo Vítor, as negociações do setor de commodities ainda hoje são baseadas em processos “analógicos”, com negociações feitas por telefone e muita papelada. Para acabar com isso, a Gavea Marketplace digitaliza o processo em uma plataforma que funciona no computador, em tablets e em celulares (Apple e Android).

“Por exemplo, a empresa/usuário que queira comprar soja entra na plataforma, indica a quantidade e valor que deseja negociar e executa a transação. Ela recebe e assina o contrato digital, fechando o negócio todo pela plataforma.”, explica o executivo.

Segundo Vítor, inicialmente a plataforma está operando nos mercados de soja e milho no Brasil, que juntos movimentam mais de US$ 60 bilhões anualmente. “Começamos pelas praças do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, com soja e milho, para depois ampliarmos para outras praças e incluirmos novos produtos, como algodão e açúcar”, prevê.

Sobre a Gavea

A Gavea Marketplace é uma bolsa digital de Commodities físicas, desenvolvida com blockchain e com uso de inteligência artificial e machine learning, que torna o processo de negociação, execução e liquidação muito mais barato e eficiente, em um ambiente transparente e seguro.

Saiba mais em www.gavea.com

*Fonte: Assessoria de Imprensa.

*Imagem: Instituto Eldorado.