PMDB abandona disputa pela Dataprev

Há uma informação circulando de que na próxima semana começam a sair no Diário Oficial as nomeações para empresas estatais e bancos oficiais. Porém, os funcionários da Dataprev deverão constatar que em sua ‘casa’ nada irá mudar.

Apesar de todos os esforços de setores do PMDB, micou a indicação de José Artur Filardi para a presidência da Dataprev. No máximo ele será levado para uma diretoria do INSS, como forma de acalmar os ânimos exaltados.

Sendo assim, a permanência de Rodrigo Assumpção à frente da estatal é dada como líquida e certa, sem prazo algum de substituição.

E o pior: Ele sai fortalecido após enfrentar uma disputa política com o maior partido da base de apoio do governo no Congresso que desejava o seu cargo. Essa ‘vitória’ deve ser conferida ao secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Gabas. Este, por sua vez, é apadrinhado pelo secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

O primeiro efeito prático dessa decisão: Rodrigo deverá jogar duro, muito duro na próxima negociação salarial. Não esperem benefícios vindos dele. O modelo arrocho salarial, combinado com desconto de dias parados em eventuais greves será reprisado. Tal como foi feito no ano passado.

A estatal, em si, permanecerá com investimentos baixos e de retorno duvidosos. Sem objetividade alguma.