As sete principais tendências no setor de tecnologia pós-COVID-19, segundo a Avaya

Por Galib Karim* –Com o início de um novo ano e a chegada acelerada de novas ferramentas, as empresas estão tendo que lidar com desafios maiores para se posicionarem como líderes na indústria de tecnologia. Identificamos as tendências que marcarão a indústria após a crise do COVID-19.

Trabalho remoto

Atualmente, o trabalho remoto é mais necessário e efetivo do que nunca. Se as companhias estão preparadas adequadamente para ter sua força de trabalho de modo remoto, elas não só estão protegendo seus colaboradores como também mantendo ou impulsionando a produtividade da empresa. Existe uma variedade de ferramentas no mercado, até mesmo gratuitas, que as organizações podem aproveitar e utilizar sem ter que fazer um investimento.

Agentes remotos de Contact Center

As organizações dependem que os contact centers continuem operacionais para engajar seus consumidores. Para apoiar rapidamente os requerimentos do trabalho remoto que estão em evolução, as empresas precisam ficar mais tranquilas em relação à segurança sem comprometer a experiência do consumidor, assegurando que os agentes do contact center possam continuar a fornecer apoio a seus consumidores da maneira mais segura usando tecnologias de colaboração no modelo de trabalho remoto.

Multi experiência

Hoje, o mundo dos negócios caminha em direção a um modelo combinado em termos de comunicação e, para preparar a adoção desse modelo, será necessário que as organizações adotem soluções de comunicação e colaboração que permitam que elas trabalhem de maneira mais inteligente e interajam com consumidores e colaboradores de maneira mais eficaz.

A Avaya está redefinindo as soluções de experiência do consumidor e do colaborador para atender as necessidades emergentes da economia multi experiência. As organizações querem novas soluções que combinem apps de comunicação e colaboração do consumidor e do colaborador para atender as necessidades crescentes da economia da experiência. A Avaya tem utilizado seu portfólio abrangente para misturar essas soluções e obter uma plataforma mais ágil e convergente de comunicação para fornecer melhores resultados ao negócio.

As companhias precisam de tecnologias empresariais inovadoras e fáceis de conectar para trabalhar e conectar com o ecossistema de aplicações disponíveis e serem flexíveis quando elas forem implementadas.

Inteligência artificial e segurança

A indústria da tecnologia deve trabalhar especificamente em assuntos relacionados à integração da Inteligência Artificial (IA) em todas as áreas e indústrias, segurança de dados, migração para a nuvem por empresas independentemente de seu tamanho, busca por ambientes de colaboração melhores e mais seguros dentro das empresas e a melhoria de todas as áreas do serviço ao consumidor, que acreditamos que estará dominando o cenário dos negócios por toda a região da América Latina.

Nuvem como mecanismo de gerenciamento de negócios

Soluções flexíveis e adaptáveis, com modelos de pagamento acessíveis e diversos, nuvem pública híbrida ou privada que estão disponíveis para todas as empresas com modelos de pagamento como serviços desempenharão um papel crucial em 2020.

Além disso, de acordo com resultados obtidos no estudo “Digitalization and Preparation for the Adoption of Cloud Solutions” (“Digitalização e preparo para a adoção de soluções na nuvem”) preparado pela Frost & Sullivan para a Avaya, ter maior flexibilidade na adoção de tecnologias e poder realocar a equipe de TI e outras tarefas estratégicas são os principais condutores para investir em comunicação baseada na nuvem.

Alianças estratégicas

Até 2020, alcançar alianças estratégias em níveis regionais e locais, o trabalho próximo aos distribuidores e parceiros, a busca pela satisfação do cliente em todos os níveis, inovação e flexibilidade face às mudanças permanentes em todas as áreas, indústrias e tipos de negócios – tanto políticas quanto comerciais e de indústria – continuará sendo componente fundamental para a administração com sucesso e a digitalização das empresas.

Tecnologia aplicada a transformação do negócio

No entanto, o uso de ferramentas tecnológicas que facilitam a comunicação, que são colaborativas, inteligentes e intuitivas e que encurtam o tempo de produção e a entrega de resultados ajuda a aumentar a rentabilidade das empresas. Portanto, na Avaya, consideramos essencial que as empresas estejam preparadas para atender a demanda de novas forças de trabalho e possam se adaptar aos seus valores e estruturas, convertendo, por sua vez, a integração de novas gerações como os centennials ao seu time de trabalho. Esse é um complemento de sucesso que ajuda a impulsionar os negócios e renovar as fórmulas de gerenciamento que podem se tornar obsoletas ou que possam fazer com que as empresas não tirem vantagem de oportunidades que permita a eles revitalizarem os negócios com novas ideias e participarem em outras áreas de negócios.


*Galib Karim é Vice-Presidente da Avaya para a América Latina. Nessa posição, Galib é responsável pela estratégia regional da empresa, tendo como funções principais consolidar vendas e operações, além de fortalecer alianças e parceiros de negócios. Com mais de 20 anos de experiência na indústria de alta tecnologia e telecomunicações, Galib possui amplo conhecimento de mercado na criação de relacionamentos de sucesso pela região e o reconhecimento no setor de tecnologia na América Latina.