Serpro: vem aí um contrato Amazon, enquanto espera pregão para dar Amazon

A suspeita foi repassada a este site por funcionários da estatal. E o suposto direcionamento para a plataforma da Amazon Web Services (AWS), estaria ocorrendo por interferência direta do Diretor de Operações, General Antonino Guerra.

Diversas reuniões tem ocorrido no Serpro desde o ano passado com vistas à implantação de um projeto de gerenciamento multicloud na plataforma da Amazon Web Services (AWS). Desde que o Diretor de Operações, General Antonino Guerra, passou a comandar esse processo, outros projetos de nuvem que a estatal vinha desenvolvendo chegaram a ser praticamente paralisados.

Este site recebeu “memória” de uma reunião técnica realizada este mês nas dependências do Serpro, na qual há indícios de direcionamento da multicloud para o ambiente Amazon, apesar da expectativa de realização de uma licitação – prevista para julho deste ano – que contrataria de uma plataforma multinuvem.

O suposto direcionamento ocorreria no fato do General Guerra “sugerir” que, enquanto o Serpro não realiza a tal licitação, a empresa deveria contratar ainda neste mês de março “a ferramenta multinuvem da empresa UStore (UCloud), já disponível no marketplace da AWS, até a licitação ser finalizada”. A mês previsto para a realização da licitação é julho deste ano.

Ora, se o Serpro vai pagar agora pelo uso de uma ferramenta previamente definida, qual a garantia de que não terá prejuízos lá na frente, caso outra empresa do mercado de cloud venha a vencer a licitação com outra plataforma diferente?

Essa suposta interoperabilidade da plataforma AWS é um mistério, nunca foi comprovada em juízo no pregão da nuvem federal, realizada pelo extinto Ministério do Planejamento, que hoje virou a SGD – Secretaria de Governo Digital.

*Esse General Guerra é um danadinho.