Sobre greves e PDVs

Me perguntaram sobre esses assuntos durante a live feita ontem – que de antemão peço desculpas porque não sou bom nessas coisas. Creio que deixei respostas vagas nesses dois assuntos e volto a comentar isso hoje.

Mas já adianto que não tenho resposta definitiva sobre eles e nem tampouco, se tivesse, incentivaria ou desmotivaria vocês a tomarem decisões a partir do que eu penso sobre greves e PDVs

Gente, PDV é uma decisão pessoal, não posso defender que vocês participem ou não deles. Não cabe à mim interferir nesse processo. Cada um deve fazer a sua conta pessoal, conversar com a família e decidir o que será melhor financeiramente para vocês.

Como jornalista nunca participei de um PDV. Os meus patrões, quando queriam, demitiam em massa e pronto. Participei de vários “passaralhos” (como jornalistas chamam esse processos de demissões), então não tenho opinião formada e estou eticamente impedido de incentivar ou desmotivar vocês sobre isso.

Já sobre a greve, lembro apenas que é um direito constitucional ( ou pelo menos era antes dos liberais voltarem ao poder). Se é o melhor caminho? Também me considero impedido de comentar isso. Vocês devem sentar e conversar entre vocês se a solução passa por aí. Devem ouvir os sindicatos a Fenadados para tomarem uma decisão. Gostem ou não deles.

Eu vejo greves como um ato de ruptura, o último recurso de uma categoria, que não conseguiu lograr êxito numa negociação com o patrão. Então é preciso que vocês avaliem se já chegaram a esse ponto.

*Lamento se não posso ir além disso, mas minha função aqui é tentar relatar o que está acontecendo. E não participar do fato fabricando ele. Foi por conta de atos assim que tivemos golpes no país contra governos democraticamente eleitos.