Governo lança novo portal de compras com foco na abertura de mercado

O governo federal formulou um novo portal de transparência para divulgar dados referentes a todas as contratações públicas realizadas pelo Poder Executivo, que vai disponibilizar informações como quantidades e valores de processos de compra por item, tipo, órgão, modalidade de licitação, fornecedores, dentre outros.

Intitulado Painel Compras, a ferramenta pretende ser bastante interativa e vai permitir a qualquer cidadão se inteirar sobre o que o Ministério da Economia definiu como “ciclo de vida da contratação pública”, facilitando a divulgação das compras realizadas, o entendimento das etapas de contratação e o monitoramento dos gastos, promovendo a transparência e o controle social.

“Nós já tínhamos uma versão anterior, mas que não era tão complexa como essa. Acumulamos uma grande massa de dados ao longo dos anos, mas não tínhamos ferramentas tecnológicas e gerenciais apropriadas para fazer o tratamento no nível adequado. Mas conseguimos idealizar um sistema novo e, agora, isso é o que há de mais vanguarda na área de gestão da informação e de tecnologia. Isso é fundamental, pois dados estatísticos são o petróleo do século 21”, frisa o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.

Qualificação

Para o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, o novo Painel de Compras irá qualificar a tomada de decisões por parte dos gestores públicos, ampliar a concorrência e a entrada de novas empresas no mercado de compras governamentais.