Parlamentares lançam Frente em defesa da Finep

*Recebi o seguinte comunicado e repasso como uma homenagem ao deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), que considero um parlamentar sério

Com a assinatura de 297 deputados e dez senadores, parlamentares lançaram, nesta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo é estimular a ampliação de políticas públicas para o incentivo à pesquisa e inovação, além do desenvolvimento da pós-graduação e pesquisa, tanto em universidades quanto em centros de pesquisa básica e aplicada.

Secretário Geral da Frente Parlamentar e vice-líder do PCdoB, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) explicou que é preciso reforçar a luta em defesa da educação brasileira. “Estamos chegando ao final do ano e mesmo assim mantemos intensamente os trabalhos na Casa visando 2020. É fundamental colocarmos na pauta do Brasil o papel da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país. Vamos buscar soluções concretas e para isto é necessário e urgente o fortalecimento das agências públicas de fomento à educação e não a destruição delas”, disse.

A Frente foi criada, ainda, para ser um contraponto ao governo Bolsonaro, que sugeriu diversas mudanças nas agências de financiamento para enfraquecer o ensino público superior. Depois de sugerir uma possível fusão entre Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Governo cogitou a possibilidade de transferir o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do Ministério da Economia para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A medida poderia resultar na extinção da Finep, responsável desde 1967 pelos financiamentos de projetos ligados à inovação.

*Se dependesse de mim, não fechavam a Finep. Entretanto eu dava uma boa limpada lá dentro. Foi financiando “inovação” de multinacional e empresas de informática – que não querem gastar do próprio bolso – que chegaram a este ponto.