Quase a metade dos MEIs está na inadimplência

Esta é a conclusão da Azulis – startup do grupo Red Ventures – que oferece soluções para pequenas e médias Empresas e analisou as estatísticas do Governo relacionadas ao Simples Nacional.

Segundo a empresa, de janeiro de 2018 a junho de 2019, cerca de 49% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) deixaram de pagar ou atrasaram o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

A startup identificou ainda, que os estados com menor taxa de inadimplência são Santa Catarina e Minas Gerais, com 43%, enquanto os com maior índice são Amapá e Amazonas, com média de 69%.

No âmbito das cidades, a menor taxa do País ficou por conta do município mineiro de Santa Efigênia, com 6%, enquanto a maior (90%) foi registrada na cidade de Currais, no Piauí.

Apenas 4 das 27 unidades federativas do Brasil estão abaixo da média nacional: Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba e Rio Branco. “A inadimplência acarreta diminuição de arrecadação para o País e pode prejudicar o empreendedor também. Para citar um exemplo; se o MEI deixar de pagar 13 parcelas de contribuição, o MEI pode perder seus benefícios como segurado da Previdência Social”, afirma Daniel Miranda, da Azulis.

*Fonte: Assessoria de Imprensa.