Radiografia da ABDI

Faltando pouco mais de três meses para o término do ano de 2019, enfim a Secretaria Especial de Produtividade e Emprego divulga o orçamento do exercício de 2019 da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Pelo menos se tem uma radiografia do quanto está se gastando e em quê exatamente.

Apesar deste atraso na divulgação, isso não significa que a agência tenha ficado engessada ao longo dos meses, sem recursos. A aprovação do orçamento de agora apenas convalida os projetos que já foram executados nos últimos meses e abre a perspectiva de realização de outros ainda agendados.

Entretanto, embora não entenda de balanços financeiros, alguns números são bem interessantes e chamam a atenção em valores unitários (não pelo conjunto dos investimentos x custeio da agência).

Por exemplo, sem considerar outras despesas, os gastos com pessoal, custeio e serviços da ABDI chegam a R$ 106,9 milhões:

Esses custos são cobertos por receitas vindas de impostos e contribuições repassados pela Receita Federal, além de outras receitas de aplicações no mercado financeiro e saldos de exercícios anteriores.

Mas fica evidente que superam longe o que é efetivamente gasto com os 13 programas e projetos prioritários da área de TI em execução na ABDI, segundo os quadros demonstrativos a seguir:

*E aí fica a pergunta: Não é discutível o custo/benefício desta agência? Com a palavra, a ABDI.

O link para essa Portaria você encontra AQUI.