Imposto de importação

Deixa eu explicar uma coisinha para vocês, porque a deputada se enganou e tirou o sono ontem de metade da indústria eletroeletrônica, pelo menos. A imprensa em geral também atirou no que não viu e errou.

A lista de “ex-tarifários” que saiu ontem, não é o pacote que o Posto Ipiranga deseja lançar e teve de adiar para o fim de agosto, a pedido da indústria nacional, inclusive a eletroeletrônica.

O que foi feito ontem foi apenas uma “renovação” em massa de PPB (Processos Produtivos Básicos) que o governo costuma fazer quase que semanalmente e que estavam vencidos ou por vencer. O mérito não está em “zerar” o Imposto de Importação para esses bens como se confundiu a deputada. Isso já era feito e apenas foi renovada a ideia. O mérito está no prazo.

Todo ano o ministério era obrigado a renovar essa tralha toda em função do prazo curto concedido. Digo curto, porque para realizar o processo de renovação do PPB, os técnicos levam até seis meses para aprová-lo. Ou seja: quando eram renovados, já estava quase na hora de recomeçar o processo de renovação.

Agora o governo concedeu o prazo até 2021, o que dá mais fôlego pra essa turma que rala em cima do assunto todos os dias. O pacote prometido continua no telhado. E sou capaz de apostar que pode não rolar. Não na sua totalidade.