Huawei perde voz em entidade que padroniza o WiFi no mundo

Outros dois duros golpes na gigante chinesa Huawei, após a deflagração da guerra comercial pelos Estados Unidos. A WiFi Alliance anunciou a “revogação temporária” dos direitos de participação da empresa na associação. Também não poderá participar da lista de empresas da SD Association, que define os padrões para cartões SD e microSD.

A WiFi Alliance é um grupo de empresas visam chegar a um padrão único de conexão sem fio, o que permite que as redes de WiFi funcionem perfeitamente, independentemente dos dispositivos móveis serem diferentes. Esse esforço evita que ocorram problemas de compatibilidade.

A WiFi Alliance reúne em torno de 500 membros, entre elas as gigantes Apple, Qualcomm, Intel e Broadcom. Sem participar desse colegiado, os chineses perdem capacidade de poderem influenciar nas decisões sobre padrões de tecnologia sem fio no futuro.

A entidade não escondeu que estaria seguindo a diretiva dada pelo governo de Donald Trump de boicotar empresas concorrentes estrangeiras através de um a lista negra comercial. Porém, a decisão apenas restringe o acesso da Huawei às atividades da entidade.

Situação que deverá perdurar até a próxima eleição presidencial nos EUA. Trump tem se pautado por decisões polêmicas para manter viva suas chances de reeleição.