Huawei diz que não sofrerá com boicote do Google, mas sofre novo revés na Inglaterra

A Huawei Brasil está publicando hoje uma nota oficial no Twitter, que deverá ser repassada para as demais redes sociais pelo marketing da empresa, informando que o boicote sofrido pelo Google não afetará o serviço de atualização do Android.

Em sua nota oficial a gigante chinesa diz que tem sido um dos principais parceiros globais e contribuído para a evolução desse sistema operacional utilizado nos smartphones. E continuará a oferecer atualizações de segurança e serviços de pós-vendas para todos os produtos Huawei.

Porém, não comenta a decisão do Google de seguir a lista negra que prevê um boicote à multinacional chinesa, criada pelo Governo Trump, o que acabou por suspender a transferência de hardware e software, exceto para aqueles cobertos por licenças de código aberto. Já é dado como certo que a próxima versão dos smartphones da Huawei fora da China deixará de ter acesso a aplicativos populares do Google como, o Gmail e ao Play Store.

Mas o inferno Google ainda é pouco para os chineses, se comparado com a notícia divulgada pela BBC. A fabricante britânica de chips ARM anunciou que deve suspender os negócios com a Huawei. Segundo documentos internos obtidos pela BBC, a ARM instruiu os funcionários a suspender “todos os contratos ativos, direitos de suporte e quaisquer compromissos pendentes” com a Huawei e suas subsidiárias para cumprir uma recente restrição comercial dos EUA.

“Os projetos da ARM formam a base da maioria dos processadores de dispositivos móveis em todo o mundo. Em um memorando da empresa, a empresa disse que seus projetos contêm “tecnologia de origem norte-americana”, informa a BBC. Em tese a ARM entende que, como consequência, seria afetada pela proibição do governo Trump.