Bancos impedem acesso de fintech ao débito automático e vão parar no Cade

A investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica envolve o boicote ao Nubank feito pelos bancos do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander.

De acordo com nota oficial do Cade, a Superintendência-Geral instaurou na segunda-feira (22/04) um processo administrativo contra o Banco do Brasil, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco Santander para apurar possível infração à ordem econômica praticada pelas instituições em desfavor do Nubank.

Segundo a instituição, há fortes evidências de que os bancos estariam discriminando o Nubank e dificultando seu acesso ao débito automático. Esse produto permitiria que os clientes da fintech com contas correntes em algum desses quatro bancos pagassem suas faturas mensais de forma automática.

De acordo com o parecer, o débito automático é considerado uma facilidade para o correntista por economizar tempo no pagamento mensal e evitar que a fatura fique em atraso. Sua não disponibilização pode trazer prejuízos à plataforma, dificultando a manutenção ou captação de novos clientes no mercado, concluem os investigadores.

Com relação ao extrato intraday (modalidade de extrato bancário que identifica o depositante ou remetente de recursos para uma determinada conta corrente), o Cade concluiu não haver indícios de “prática anticompetitiva”.

(Imagem extraída da IstoÉ)