Especialista alerta para inutilidade da tecnologia, num país sem projetos

O conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Arthur Trindade Maranhão Costa, fez um alerta durante audiência pública na Câmara dos Deputados: os Estados estão falidos e não dispõem de recursos para compra de novas tecnologias.

Segundo ele, não adianta gastar com tecnologias se não houver foco na definição de uma política nacional de segurança pública.

Arthur participou de audiência pública na CCTCI – Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, ocorrida nesta quarta-feira, dia 3. O evento teve como pauta central, um debate sobre as aplicações de reconhecimento facial nas atividades de Segurança Pública e combate à criminalidade.

Segundo Arthur, o país está repleto de maus exemplos de aquisição de tecnologias, que classificou de “verdadeiros elefantes brancos tecnológicos”, que se tornaram inúteis devido à falta de uma integração entre os entes federativos e a definição dessa política nacional de Segurança Pública.

Hoje, segundo ele, essas tecnologias servem mais de exemplos de dores de cabeça para gestores de segurança, do que solução para os problemas enfrentados no combate à criminalidade.

Assista à gravação da TV Câmara sobre a apresentação do conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública:

.