Juro que tentamos

igor-vilas-boas2A combativa reportagem do portal Convergência Digital acordou cedo, foi até o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), com a missão de acompanhar a palestra do conselheiro da Anatel, Igor de Freitas, sobre um estudo que fez à respeito “tentativa de se medir o mercado de banda larga brasileiro, pela ótica da demanda”.

O estudo é sério, que fique bem claro, mas não é para os simples mortais. Como dizem nas redes sociais “é coisa só para os fortes”. E fortes em economia, diga-se de passagem. Assim mesmo tentamos decifrar a bagaça.

Lá pelas tantas, no quesito: “Análise da influência de variáveis demográficas”, o conselheiro Igor sacou uma das fórmulas que explicariam essa demanda no mercado de banda larga:

“…O modelo Standard Logit (SL) deriva da premissa de que a distribuição f(εnj) das parcelas estocásticas das utilidades associadas às alternativas que compõem o conjunto de escolha é i.i.d. Extreme Value Tipo 1 (Gumbel): f(εnj) = exp(-εnj).exp(-exp(-εnj))…”

* Ok conselheiro, nesta o senhor venceu!