O Anonymous brasileiro

Este Blog teve acesso a uma prévia do que será informado no “relatório tático” do pessoal de Inteligência da empresa @BSRSoft, que traça um perfil do Anonymous brasileiro e algumas peculiaridades como a cadeia de comando desse grupo e como ele opera na Internet brasileira.

* Publico abaixo a íntegra dessa análise e sugiro que o governo leia com atenção e busque mais subsídios junto à empresa para futuras medidas:

Topologia e comportamento do fluxo de comando no Anonymous brasileiro

Ao contrário do que todo mundo que se diz integrante do Anonymous diz, no Brasil existe de fato um tipo de cadeia de comando, com hierarquia suficiente para que possa ser dito que a organização não possui nada de anárquica.

Existem pelo menos 4 níveis hierárquicos, desde o mais baixo até o mais alto.

Nos níveis mais baixos estão indivíduos voluntários e/ou curiosos que fornecem largura de banda de suas conexões para ataques DDoS.

Acima estão contribuidores um pouco mais sofisticados que vazam informações de repartições públicas, empresas etc. É dessa forma que o Anonymous no Brasil obteêm seus famosos leaks desatualizados, publicamente disponíveis de forma total ou parcial, irrelevâncias etc. 

Nos níveis mais altos estão o equivalentes militar aos generais de brigada. Em geral e infelizmente, são criminosos atuantes no ramo de fraude bancária e por isso possuem à sua disposição redes zumbis, utilizadas tanto para DDoS quanto para envio de spam com malwares bancários.

Ideologicamente, foi constatado que até mesmo nos níveis mais altos da organização no Brasil, realmente acreditam mais ou menos no que pregam. Isso os torna um pouco mais perigosos do que seriam se seus interesses fossem meramente financeiros.

A Inteligência foi levantada à partir dos dados de centenas de horas de vigilância e dados de informantes internos ao grupo.