Dia de mobilização e não de guerra

Os trabalhadores terão duas grandes chances de reverterem o jogo nesta campanha salarial. O primeiro começa agora pela manhã, quando terão de comparecer ao Ministério Público do Trabalho para provar que o sindicato simplesmente está tomando decisões solitárias, sem o conhecimento ou a apreciação prévia da maioria dos trabalhadores.

O sindicato tem pouco a ganhar com essa audiência, mas fará todo tipo de jogo político para evitar que o MPT investigue o assunto e abra um processo futuro para apurar os desvios de natureza ética e moral.

Já os trabalhadores um lembrete: De nada adiantará todo esse esforço,  inclusive no MPT, se logo mais no final da tarde não comparecerem em massa na sede da CUT-DF, para obrigar o sindicato a ficar na incômoda posição de ser minoria diante da classe trabalhadora. Saiam da posição confortável que se encontram, aonda apenas 300 a 400 lutam por vocês, e participem dessa assembléia. Não interessa se o auditório da CUT é pequeno, fiquem de fora mas estejam presentes.

E convém lembrá-los de algumas regrinhas de conduta:

1- Levem filmadoras, gravem a assembléia, mesmo que seja em seus celulares. E filmem tudo e todos que possam parecer estranhos.

2- Vai aparecer muita gente lá com cara de tudo – menos a de um trabalhador de informática – apoiando a decisão do sindicato perante o ACT.

3- O sindicato fará uma assembléia relâmpago, onde apenas alguém irá comunicar a decisão e encerrará a sessão, deixando todos os trabalhadores sem direito à manifestação.

4 – O sindicato fará tudo para provocar os mais exaltados. A idéia será fazer com que os mais irritados procurem confusão. Uma eventual briga dentro da sede da CUT-DF servirá de munição para mais uma vez os trabalhadores serem tratados como “baderneiros”. Evitem usar nariz de palhaço, ou qualquer coisa que possa configurar uma afronta à direção sindical. Não deem motivos para certos ‘capangas’ contratados iniciarem a confusão.

5- Lembrem-se que vocês estão na sede da CUT-DF – uma entidade que é séria – que estará observando o comportamento de toda a assembléia. Portanto, se o SINDPD-DF agir de forma autoritária, contra os interesses da maioria, não irão contar com o apoio dela.

*Isso pode contar favoravelmente para vocês no futuro.