Soberania Digital

Qual o melhor caminho que o Brasil deverá seguir para realizar a Transformação Digital, sem abrir mão da sua Soberania? A partir de hoje essa questão tentará ser respondida pela sociedade, a indústria nacional e seus representantes, a Academia e todos os demais agentes que compõem o nosso meio científico e tecnológico.

Desde já este site esclarece que não pretende ir além de atuar como um canal que irá viabilizar esse debate. A agenda para essa discussão foi franqueada para o parceiro dessa iniciativa, o Instituto Illuminante.

O Capital Digital apenas servirá como um espaço para trafegar livremente essas ideias, pois entende que, quanto maior for esse espectro de participação, melhor será para o País conhecer o pensamento de toda a cadeia produtiva e do conhecimento brasileiros sobre o rumo a seguir. A melhor estratégia que o país deveria estar adotando em favor de alcançar o desenvolvimento com Soberania Digital.

O próprio governo será bem vindo a contribuir com o seu pensamento, se assim desejar, para aprimorar esse debate. O que se tem visto ultimamente, entretanto, leva este site a pensar se estamos no caminho certo, quando se constata que apenas as grandes empresas multinacionais, interessadas em ampliar negócios no Brasil através de suas plataformas, são chamadas para opinar e nortear os rumos do Brasil rumo à Transformação Digital.

Aqueles que desejarem contribuir com esse espaço estão convidados desde já a participar de entrevistas ou qualquer conteúdo que aprofunde o debate. Poderão participar mandando informações para [email protected] Use como chamada da mensagem: “Soberania Digital”.

Agradeço antecipadamente a contribuição e como primeiro conteúdo disponibilizado neste canal, compartilho entrevista concedida pelo presidente do Instituto Illuminante, Gilberto Lima Júnior, ao site Tele.síntese, sobre recente estratégia lançada pelo governo com apoio da Cisco Brasil.

ACORDO ENTRE MCTIC E CISCO APONTA FALTA DE POLÍTICA TECNOLÓGICA NACIONAL, AVALIA INSTITUTO