Investimentos das estatais

115402.gifO Ministério do Planejamento apresentou hoje (1° fevereiro) o resultado final de 2009 sobre os investimentos feitos pelas 79 empresas estatais, sendo 69 do setor produtivo e 10 do setor financeiro. Das empresas do setor produtivo, 15 pertencem ao Grupo Eletrobrás, 32 ao Grupo Petrobras e as 22 restantes.

Considerando que a média geral de investimentos das 79 estatais ficou na casa dos 87,1%, deixo por conta da imaginação de vocês, qual seria a principal manchete do dia com relação às empresas diretamente envolvidas com Tecnologia da Informação.:

1 – “Serpro tem desempenho abaixo da média das empresas estatais”, ou

2 – “Dataprev fica abaixo da média, mas estoura seu orçamento destinado à TI”, ou ainda

3 – “Cobra Tecnologia mantém-se na laterna dos investimentos”.

Daqui tiramos algumas conclusões. Todo ano o governo corta cerca de 30% do orçamento por conta de ajustes fiscais. O ano passa e o que assistimos são empresas estatais mal e porcamente deixarem quase 20% nos cofres do governo espontaneamente.

Parece que 12 meses sempre foram pouco para as empresas efetivamente aplicarem o que previam em investimentos. Daí eu levanto a seguinte dúvida: Ou são incompetentes e não sabem realizar os projetos que prometem, ou estão mantendo dinheiro de investimento nos cofres, para compensar eventuais estouros no custeio de suas atividades.

* Vou publicar mais tarde uma matéria sobre o assunto citando os dados de investimentos de cada empresa diretamente ligada com TI no portal Convergência Digital. Deixarei aqui o link de acesso.