Imprensa antenada

Toda semana parece que seremos brindados com um power point no jornal O Globo, sobre a espionagem da NSA no Brasil. E parece que toda semana a presidenta Dilma Rousseff irá reunir o seu governo para declarar guerra aos espiões capitalistas selvagens.

Nem o jornal, nem a presidenta, entretanto, se debruçarão nas entrelinhas das denúncias. Já é a segunda vez que a NSA é acusada de espionar e-mails e telefones do governo, mas até agora ninguém oficialmente disse: investiguem as teles, investiguem fabricantes de equipamentos, nada.

Só chamam o Embaixador americano para dar explicações e ele, com o perdão da palavra, “caga” solenemente nas cabecinhas das autoridades brasileiras.

Mas os interesses comerciais continuam surfando em cima dessa onda. Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, não se cansa de dizer que a solução para o problema é armazenar todos os dados de brasileiros no Brasil. Não é à toa que as teles, com os seus datacenters ociosos, adoram essa ideia.

*Tia Dilma merece passar o perrengue por desprezar TI e Telecom. Espera só a campanha do ano que vem quando os seus e-mails tornarem-se públicos.