Dicas para quem quer comprar um apartamento antes dos 30 anos

Uma das principais mudanças na vida de um adulto é sair de casa e adquirir a casa própria. Essa é uma etapa importante para todos aqueles que estão passando por essa experiência pela primeira vez, principalmente para aqueles que estão vivendo isso antes dos 30 anos.

Para encontrar o imóvel ideal e fechar um bom negócio, antes de tudo é preciso de um bom planejamento. Utilizando o tempo ao seu favor, aproveitando as oportunidades e fazendo um bom uso dos recursos é possível a casa própria mais cedo do que se imagina.

Mas também é importante lembrar que comprar um apartamento à venda em Brasília significa assumir um compromisso financeiro, que pode acabar ocupando uma boa faixa de renda e ainda colocando em segundo plano oportunidades profissionais, mudanças de cidade, viagens internacionais e outras situações que demandam tempo e dinheiro e costumam ser prioridade dos jovens. 

Já se você o seu objetivo for adquirir um imóvel e você quiser seguir as próximas etapas para realizar esse sonho, confira a seguir algumas dicas de como você pode adquirir seu imóvel antes dos 30 e planeje-se:

  1. Realize um planejamento financeiro

Ao decidir adquirir um imóvel, é preciso ter certeza de que ele cabe no seu orçamento. Esse é um tópico importante para todos aqueles que pretendem comprar uma unidade, mas para jovens até trinta anos é ainda mais importante.

Isso porque independente da etapa da vida em que o comprador se encontra, realizar uma aquisição imobiliária é um compromisso financeiro. Normalmente até a chegada dos trinta anos é comum não ter uma grande reserva financeira que sirva como entrada no imóvel.

Além disso é importante ter um emprego seguro que permita o pagamento das parcelas do imóvel. No caso da compra através de um financiamento, só é possível realizar financiar até 30% da renda, valor que pode ser considerado elevado no caso da renda não ser tão elevada.

Então, se esse for o seu sonho, a dica é realizar um planejamento financeiro. Coloque na ponta do papel qual é orçamento necessário para a compra do imóvel. Depois verifique quanto da sua renda é possível destinar para uma reserva financeira. Assim com o tempo, é mais fácil conseguir um montante para a entrada no imóvel.

  • Defina quais são as suas prioridades

Para realizar um planejamento financeiro efetivo é preciso encontrar um imóvel que caiba dentro do orçamento. Para não ter erro, o importante é identificar quais são as características não podem faltar na sua próxima casa.

Com isso em mãos, fica muito mais fácil realizar uma pesquisa assertiva que é o início do caminho até uma compra estratégica. Ao agir com flexibilidade, você pode começar adquirindo um imóvel menor e com uma localização mais estratégica. Isso ajuda a valorizar a unidade, que mais tarde por vir a ser vendida ou alugada, somando como uma fonte de renda.

Para isso, mantenha a calma na hora de realizar sua pesquisa e tenha mente aberta em relação ao investimento. Dê prioridade a localização, um dos principais fatores que contribuir com seu imóvel no futuro. Em caso de unidades na planta, busque conhecer mais sobre a construtora.

  • Avalie todas as opções

Antes dos 30 anos é interessante avaliar todas as opções antes de tomar uma decisão, até mesmo como a de comprar um imóvel. Durante essa etapa é comum ficar dividido entre situações da vida, até mesmo de fixar em lugar. Investir na formação, fazer um curso de idiomas, mudar de cidade estão entre algumas das situações comuns a essa idade.

Por isso vale lembrar que comprar imóvel é um grande compromisso. Antes de assumir, é importante ter certeza para a tomada de decisão. Às vezes é mais interesse estar aberto às oportunidades que possibilitem uma renda maior no futuro, uma mudança de cidade e um crescimento profissional no futuro.

Ao avaliar as opções disponíveis e mesmo assim sentir a necessidade de adquirir um imóvel, é interessante investir em opções menores como uma kitnet em Brasília, que apresenta um custo mais baixo e pode atender as necessidades daquele momento, sem tomar muito da autonomia do comprador.

  • Compare com os outros investimentos

Ao decidir comprar um imóvel, você está abrindo mão de investir em outra oportunidade que pode ser mais ou menos vantajosa. Isso porque trata-se de um grande investimento, de toda uma vida, em alguns  casos.

Para avaliar se a compra vale mesmo a pena, o ideal é comparar com o custo do aluguel. Para isso, divida o valor de um imóvel semelhante ao que você tem interesse em estar adquirindo, pelo valor do aluguel em si.

Com o resultado, você terá a taxa de retorno sobre o aluguel na região. Obtendo esse dado você deve avaliar se existem outros investimentos no mercado financeiro capazes de oferecer o mesmo retorno ou até mesmo superior ao seu.

Na poupança é possível atingir rendimentos em torno dos 0,50% ao mês. Já opções como o Tesouro Direto pagam acima da inflação de acordo com o IPCA, que rende cerca de 6% ao ano em cima da inflação, antes do Imposto de Renda e das Taxas.

Por isso, se você dispor do dinheiro à vista para realizar um possível investimento, verifique quais são as melhores opções e aquelas que são mais rentáveis.

  • Use o tempo ao seu favor

Se ao adquirir um imóvel sua opção de pagamento for através do financiamento, realizar a compra antes do trinta pode ser um bom negócio.

Isso porque a duração de um financiamento custo acontecer em torno de 20 a 35 anos. Dessa forma, que optar por realizar um financiamento mais tarde pode ter seu imóvel quitado com cerca de 55 a 60 anos de idade.

Por isso ao investir em um imóvel antes dos 30 anos, o comprador tem mais autonomia para conquistar um emprego, menos dependências financeiras como filhos ou família para sustentar, situações que facilitam o pagamento de um financiamento.

Não deixe de compartilhar em suas redes sociais!