Com base no meu e-mail, Facebook decide que não tenho profissão de jornalista

Na sexta-feira (31), ao abrir a página do Facebook, deparei-me com uma mensagem da rede social. Nela, eles indagavam se eu era jornalista e, se comprovasse que sou, teria até alguns “benefícios” em aplicações voltadas para editoração de textos, entre outras coisinhas irrelevantes ( do ponto de vista Facebook) para o exercício da minha profissão.

Passei a responder ao questionário, que começou indagando se eu era jornalista. Disse que sim e então veio o pedido para colocar o e-mail que uso cotidianamente para trabalhar, coisa que fiz prontamente.

Aí, travou.

Simplesmente o Facebook não reconheceu que eu seja jornalista, porque meu e-mail era do Gmail e não corporativo. Não é um e-mail, segundo eles, de uma empresa jornalística que seja cadastrada nesta rede social. Portanto, para os padrões do Facebook, não sou jornalista.

Não me pediram registro profissional no Ministério do Trabalho, não me pediram diploma tirado por instituição de ensino superior, não me pediram sequer registros de contratos de trabalho em carteira que tive ao longo da carreira, nada.

Simplesmente o meu e-mail foi comprovação suficiente para o Facebook determinar que não sou um jornalista profissional. Portanto, deduzo que, aos olhos do Facebook, no futuro poderei ser retirado desta rede social porque estou sendo igualado à essa máfia digital bolsonarista, petista, cirista, seja lá de quem for, que se diz “jornalista” e vem sistematicamente propagando o ódio político na Internet.

Fica a dúvida sobre o que o Facebook pretende fazer agora, depois que decidiu que não sou jornalista. Vai me bloquear a página que mantenho no Facebook, por convite deles mesmos para criar, como decidiu fazer com outras páginas bolsonaristas e do PT?

Também fica a dúvida sobre que tipo de controle pretendem exercer doravante com os “jornalistas” que forem cadastrados.

Pelo que aconteceu comigo, indago ao Facebook: a desinformação que tem sido propagada nesta rede social tem sido feita por jornalistas profissionais? E quer dizer que para ser jornalista, tem de ter um e-mail cadastrado nessa rede social?

*Tempos difíceis para jornalistas.