Para reflexão do mercado de TI

Artigo muito interessante no Cviu Blog

Sobram vagas de TI no Brasil – O outro lado da moeda

Recentemente o artigo “Sobram vagas de TI no Brasil” mostrava a dificuldade que as empresas têm encontrado na busca por profissionais de TI no mercado brasileiro. A principal alegação por parte das empresas é a falta de profissionais qualificados para assumir os cargos disponíveis. Além disso, as empresas afirmam que muitos dos profissionais nesta área não atendem aos requisitos necessários para ocuparem melhores posições dentro das próprias empresas. Segundo as empresas, isto acontece porque o setor da informática exige do profissional constante atualização, o que não acontece.

O mercado de informática se encontra numa situação onde realmente sobram milhares de vagas no setor em todo o país, mas será que o único motivo é a falta de mão de obra qualificada? Parece que não. Os comentários no post citado acima e em outro artigo sobre o tema mostram profissionais indignados. Eles alegam que o que é exigido pelas empresas, não se reflete nos salários. “Fiz colegial técnico em processamento de dados, faculdade de Ciências da Computação, pós-graduação em BI, inglês e italiano intermediários… há algum tempo procuro uma vaga para trabalhar com BI, mas desanimo com propostas de salário (vergonhosas) de 2.500 reais” diz um candidato.

Muitas das empresas esperam que os profissionais conheçam diversas linguagens de programação, tenham inglês fluente e experiência profissional mas oferecem salários inferiores aos de um profissional com curso técnico de outras áreas. Isso desmotiva os candidatos que reclamam “Há muito emprego, é verdade! Há muita qualificação, é verdade! O que não há de forma alguma é Valorização do profissional”. Desta forma, fica a impressão de que as empresas não dão o devido valor aos profissionais, o que faz com que existam tantas vagas no mercado.

Fato é que a economia brasileira aquecida e a proximidade de eventos de grande porte como a Copa do Mundo e as Olimpíadas deveriam contribuir para que empresas e profissionais entrassem em acordo e atendessem a crescente demanda por projetos de TI, o que seria bom para os dois lados.

Então, qual seria a saída?

* Comentário meu: É uma vergonha o discurso das empresas brasileiras. Não investem nos profissionais, reclamam e tentam fazer com que o governo financie a qualificação dos seus funcionários.