Morre o primeiro presidente da Anatel

Com profunda consternação, replico essa informação postada agora pela manhã pelo portal Teletime, sobre o  falecimento de Renato Gurreiro, o primeiro presidente da Anatel:

Faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 28, aos 62 anos, Renato Navarro Guerreiro, ex-  presidente da Anatel. O velório será realizado ainda nesta segunda, a partir das 15 horas, na  capela 1 do cemitério de Brasília. A cerimônia de cremação será na terça, dia 1. Guerreiro deixa  esposa, dois filhos e três netos.

Nascido em 15 de janeiro de 1949 em Oriximiná/PA, casado, engenheiro de telecomunicações pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Guerreiro foi Secretário-Executivo do  Ministério das Comunicações, quando desempenhou decisivo papel no projeto de elaboração do modelo mercadológico e do marco regulatório das telecomunicações que abriu espaço para a privatização da Telebrás e criação da Anatel.

Foi também Secretário de Serviços de Comunicações e Diretor do Departamento de Tarifas da Secretaria de Serviços de Comunicações do Minicom. No Sistema Telebrás foi presidente do Conselho de Administração da Telebrás, da Telepará, da Telesp, da Telesc e da Telebrasília. Presidente da Telpe, Presidente do Conselho Fiscal da Telems, Membro do Conselho Fiscal da Telems, Diretor Técnico da Telepará e da Teleamapá e Diretor de Operações da Telepará.

Renato Guerreiro presidiu a Anatel a partir da fundação da agência, em novembro de 1997, até abril de 2002, quando deixou a autarquia para atuar como consultor”.

* Tricolor fanático,  pelo menos Guerreiro teve uma última alegria em vida: Ver o Fluminense campeão brasileiro.