Minicom: Fabio Faria já monta a agenda do setor

O novo ministro das Comunicações toma posse nesta quarta-feira em solenidade no Palácio do Planalto. O ministério voltará para o prédio antigo, do outro lado da Esplanada e ao lado do Ministério da Justiça. Fabio faria já ocupa sala no 9° desse prédio. Portanto, bem longe de Marcos Pontes (MCTI).

Faria vem conversando sobre as prioridades da pasta recriada na semana passada pelo presidente Bolsonaro, para abrigar o Centrão. A tendência é de que ele aproveite poucos integrantes do extinto ministério, que migraram para o Ministério da Ciência e Tecnologia, para compor a Secretaria de Telecomunicações. Basicamente são técnicos, que eu reputo serem bons profissionais.

Nos bastidores do governo, o comentário é de que o atual ocupante desta secretaria, Vitor Menezes (foto), não deverá permanecer no cargo. Funcionário da Anatel, deverá retornar para a agência reguladora. Porém há um problema: ele e o atual presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, não se bicam.

Vitor está numa situação complicada e tem corrido atrás de apoios na bancada evangélica para permanecer no cargo na nova estrutura. Ou consegue ou Leonardo irá colocá-lo na geladeira dentro da Anatel.

A hipótese dele se manter na Secretaria de Telecomunicações é remota, porque ele foi apontado como um dos principais responsáveis pelo escanteio que a Telebras levou no antigo MCTIC, quando a RNP passou a comandar todos os projetos de conectividade do ministério. Mesmo sendo membro do Conselho de Administração da estatal.

*Outra saída, para evitar ocupar uma confortável sala no Almoxarifado da agência reguladora, seria Vitor ser “emprestado” para a RNP, do parceirão Nelson Simões, com o apoio do ministro Marcos Pontes.