Brisanet investe em nova geração de transponders da Padtec

Investimento recorde da operadora cearense em novos sistemas DWDM da Padtec de 100 e 200 Gb/s para iluminar rotas no nordeste brasileiro, vão ampliar a capacidade total de transmissão de sua malha óptica de Gb/s para Tb/s (Terabits/segundo).

A Brisanet, operadora brasileira de serviços de telecomunicações decidiu adquirir a nova geração de transponders duais de 100 Gb/s e 200 Gb/s da Padtec, como forma de aumentar a capacidade de transmissão de suas redes ópticas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) instaladas no Nordeste.

Segundo Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, os modernos transponders da Padtec permitirão à operadora expandir a capacidade total de transmissão de sua malha óptica de Gigabits para Terabits por segundo, ainda neste ano. “A Brisanet é reconhecida por oferecer uma ótima experiência em conectividade aos clientes. Nosso objetivo é continuar proporcionando o melhor para os clientes atendidos pela empresa, tanto diretamente como por intermédio do grupo de empresas franqueadas da Agility Telecom”, afirma.

Alinhada às tendências internacionais da tecnologia nessa área, a linha de transponders de 100 e 200 Gb/s (por canal óptico) da plataforma LightPad i6400G da Padtec combina alta taxa de transmissão de dados com menor ocupação de espaço e consumo por bit transmitido.

“Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces de rede mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede”, ressalta Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec.

Argemiro lembra ainda que, só no Nordeste, a empresa já iluminou mais de 30 mil quilômetros de redes ópticas DWDM. “No Cinturão Digital do Ceará, por exemplo, o consórcio formado pela Brisanet e outros dois grandes provedores da região Nordeste construiu uma rede DWDM de alta capacidade, dimensionada para receber até 40 canais e preparada para transponders de 100 Gb/s, que interliga várias cidades do estado”, destaca.

*Fonte: Padtec.