Pandemia coloca infraestrutura em alerta máximo contra o crime

Tem crescido absurdamente o volume de ataques às redes das áreas de Tecnologia de Automação (TA), que comandam toda a nossa infraestrutura de energia no país, além de outros setores como hospitalar, aéreo, etc. Conversei com Leonardo Moraes, diretor regional da TI Safe para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A empresa é especialista em garantir a Segurança para as áreas criticas das empresas.

Segundo ele, dados já consolidados pela empresa mostram que, uma semana antes do isolamentos social ocasionado pela pandemia do Covid-19 , o volume de ataques às redes girava em media de 15 mil/dia. Agora essas ações já ultrapassaram a casa dos 45 mil/dia e chegaram a atingir a média de 50 mil/dia. “E ainda continua subindo”, destacou Leonardo.

O diretor da TI safe suspeita que esses ataques estejam partindo de computadores de profissionais que estão sendo obrigados a conviver com a nova realidade do home office.

Segundo ele, se não fossem os esforços das equipes de Segurança, sobretudo dessas companhias de energia, além de seus parceiros prestadores de serviços de TA, o país já teria enfrentado apagões em pleno período de confinamento das pessoas. Assistam a entrevista: