TIM Cloud viabiliza home office para operadores do Centro de Gestão de Rede

*Uma solução inovadora desenvolvida pela própria TIM viabiliza o trabalho em sistema de home office para cerca de 500 técnicos e engenheiros do Centro de Operação Remota de Rede e Serviços, o iSOC. Em apenas três dias, os colaboradores responsáveis pela instalação e manutenção da rede 4G da operadora e do Centro de Operações da Rede Fixa (COP) passaram a realizar suas funções remotamente, mantendo a mesma qualidade do serviço e do atendimento.

A medida foi realizada após a TIM decretar a ampliação do plano de home office, adotando a modalidade em âmbito nacional em decorrência da pandemia da COVID-19. O TIM Cloud UC viabilizou essa operação nos centros de monitoramento, garantindo acesso seguro para a manutenção da rede. A solução de comunicação e colaboração está no portfólio de serviços para clientes corporativos da operadora e disponibiliza recursos complementares às funções de PABX.

Conseguimos colocar o projeto em funcionamento em tempo recorde. A transformação de uma estrutura desta magnitude em 100% digital levaria normalmente de 15 a 30 dias para ser instalada e habilitada para uso dos nossos colaboradores. As equipes de TI da TIM trabalharam com agilidade e inteligência, amparadas por soluções inovadoras que temos dentro de casa, para fazer com que esse processo de transição fosse imperceptível para nossos clientes. Assim, conseguimos garantir a segurança das nossas equipes e ajudar de forma indireta a sociedade mantendo a qualidade de um serviço essencial neste momento: a conectividade“, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Todas as funções realizadas nos três centros físicos de gerência de rede da operadora no Rio de Janeiro (Gamboa) e em São Paulo (Lapa e Santo André) foram virtualizadas. O projeto demandou a criação de uma solução dentro da plataforma de PABX existente, em um ambiente virtual, permitindo o acesso dos profissionais por meio de computadores e smartphones. Os ramais de atendimento aos técnicos de campo da operadora também foram redirecionados transferindo toda a árvore de telefonia da companhia para 280 ramais virtuais.

“O TIM Cloud UC faz parte de nosso portfólio de soluções para clientes corporativos desde 2018, oferecendo, em uma única plataforma, opções de comunicação integrada, com áudio e videoconferência, mensagem instantânea, compartilhamento de arquivos e telefonia fixa, entre outras funcionalidades baseadas na nuvem que são essenciais para a continuidade do negócio das empresas. Neste momento em que vária empresas estão adotando a prática de home office, tem se mostrado uma ferramenta especialmente útil”, explica Paulo Humberto Gouvêa, diretor Corporate Solutions da TIM Brasil.

*Assessoria de Imprensa da TIM.