França se prepara para ir à OMC contra retaliações dos EUA ao “Imposto Digital”

Segundo a agência Reuters, o governo francês respondeu às ameaças do governo norte-americano e garante que pretende ir brigar na OMC (Organização Mundial do Comércio), caso os EUA venham a promover retaliações contra a nova taxação imposta ao setor de TICs que atua no país.

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (2) que podem aplicar tarifas de até 100% sobre U$ 2,4 bilhões movimentados por produtos franceses (de vários setores), em retaliação a uma taxa sobre serviços digitais cobrada pelo governo francês.

“Se os americanos decidirem seguir em frente e impor sanções contra o imposto digital … neste caso, retaliaremos”, disse o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, numa entrevista à rádio França International.

“Se houvesse sanções, e é possível que tomemos sanções, entraremos em contato imediatamente com a OMC (Organização Mundial do Comércio)”, acrescentou, segundo informações da Reuters.

Le Maire disse ainda, que enviou uma carta sobre o assunto ao negociador dos EUA e também discutia o assunto com o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, por telefone.

O Imposto de Serviços Digitais, foi aprovado no ano passado pela França e ficou conhecida como “Gafa”, porque irá atingir diretamente as grandes empresas americanas (Google, Apple, Facebook e Amazon).

A nova tributação será de cerca de 3% sobre o faturamento de empresas de tecnologia na França, geralmente vindas da publicidade online e venda de dados para fins publicitários. O imposto atingirá empresas com receita anual de pelo menos 750 milhões de euros (cerca de U$ 830 milhões) em suas atividades digitais globais.

*Foto: Charles Platiau e informações da Reuters.