Governo “acelera” processo de privatizações do Serpro e da Dataprev. Será?

Hoje, em menos de cinco minutos, recebi três PDFs com os resultados da 11ª Reunião do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). E ficou claro para mim que o assunto ainda matará alguém do coração, se as pessoas não pararem para analisar friamente aquilo que é fato.

O governo só economizou uma etapa num eventual processo de privatização que, olhando calmamente para o ato em si, seria o mais óbvio possível, para quem tem pressa em por a mão na grana do setor privado. Que foi tirar o Serpro e a Dataprev do PPI e colocá-las diretamente no PND – Programa Nacional de Desestatização. Isso é um ato discricionário deles, não depende de ninguém para isso.

Não tem mais nada de novo, os caras podiam ter até tomado essa decisão pelo SerproMail, não precisava nem de “reunião”. Deve ser falta do que fazer (hihihihi)

Essa decisão gente, só serve para aumentar a minha percepção de que há dois grupos dentro do Ministério da Economia se engalfinhando. O do Salim Locador, que quer vender e o do Paulo Uebel que prefere abrir o capital, colocar a “tchurma” para dentro do governo, sem licitação, e promover uma ampla rapinagem de dados do cidadão brasileiro. Mas tudo dentro das melhores práticas promovidas pela LGPD, que não está em vigor, com o supervisionamento da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que ninguém viu funcionar.

E, pelo visto, estão criando argumentos para depois dizerem ao Salim: “Olha a gente tentou tudo o que você queria, mas as forças ocultas não deixaram, mas temos uma meia solução, vamos abrir o capital”. lembrem-se que a única área do governo que quando há briga causa terremotos no país é a Economia. Portanto, precisam convencer o Salim de que tudo foi tentado, mas não deu.

Tem cara sabe de quê?

Isso mesmo: abertura de capital. Para esfolarem tudo o que for possível em dados dos cidadãos e contratos com o governo para o sócio privado e, se lá na frente as condições políticas e econômicas forem favoráveis a esse governo, então vende-se para o tal sócio o restante do controle da empresa. Sem nem sequer passar por concorrência pública.

Ahh, já repararam que temos até projeto de lei que visa atrasar por uns dois anos a operação da LGPD e da ANPD? Por que fariam isso? A desculpa de que a Autoridade não está montada é balela. Querem é ganhar tempo para fazerem coisas indescritíveis antes que o “braço forte” da lei entre em vigor.

*Então pessoal, me apresentem coisa mais relevante porque já to velhinho, com meia vista e faro pouco apurado para ver cheiro de carniça no ar.

PS – No documento o conselho inclusive dá as características básicas de cada empresa e faz a recomendação de partir para colocá-las diretamente no PND – Programa Nacional de Desestatização. Quem ainda não viu divirta-se!

Serpro

Dataprev