Falta de foco na batalha contra privatizações

O sindicatos andam batendo cabeça com a Fenadados, sobre a melhor estratégia para a batalha contra as privatizações. E, na fogueira das vaidades que cerca o assunto, acabam aparecendo quem não deveria aparecer, para convencer o Legislativo e a população sobre a importância das empresas estatais de TI para o país.

Venho assistindo uma movimentação estranha na estratégia de combate às privatizações e decidi abrir o bico para ver se a turma baixa a bola, só um pouquinho. Agora todos acham que são importantes, todos querem dar palpite e indicar quem estará na mesa das audiências para discutir as privatizações.

Semana passada, por exemplo, houve uma reunião em Fortaleza (CE) entre sindicalistas e o deputado André Figueiredo (PDT). O encontro foi uma tentativa de mobilizar o parlamentar para a campanha contra a privatização.

Será?

André Figueiredo atrasou duas vezes o andamento dos trabalhos da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, nas sessões que deveriam aprovar a audiência para debater as privatizações do Serpro e da Dataprev.

Tudo porque brigou com a bancada do governo, insistindo que queria a presença do ministro da Economia Paulo Guedes na comissão, para debater as bolsas do CNPq. No chove não molha, as duas sessões se transformaram numa queda-de-braços entre oposição e situação e nada mais andou. Bom para quem? Para o governo, óbvio.

Agora Andre Figueiredo, depois de conversar com os sindicalistas resolveu que quer chamar o secretário das privatizações Salim Mattar, para a mesma audiência em que espera-se que estejam presentes – eu não acredito – os presidentes das estatais Caio Paes de Andrade (Serpro) e Christiane Edington (Dataprev).

Indago: por que Caio e Chris iriam participar da audiência se Salim Mattar for? O que dois subordinados falariam à mais e poderiam acrescentar alguma coisa ao debate das privatizações, se o secretário Salim Mattar for? Essa foi uma excelente estratégia.

Queridos sindicatos, o papel de vocês é nos ESTADOS. A missão de vocês é colocar os parlamentares federais governistas de cada Estado numa saia justa dentro das Assembleias Legislativas. Precisam colocar deputados e senadores governistas e os de oposição, para travar um debate estadual sobre o tema privatizações.

Não adianta encher a mesa nas Assembleias de sindicalistas, fazendo discursos imbecis contra a privatização, porque ninguém está interessado em saber o que vocês pensam.

Outro dia na Assembléia Legislativa da Paraíba foi montado um circo. Levaram o pobre do ex-presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, para dividir o tempo com uma penca de sindicalistas. Tinha gente dos Correios, além de outras categorias, que mal conseguia proferir uma palavra compreensível em português.

Não dá. Ou vocês defendem Serpro e Dataprev ou defendem os carteiros, aqueles que apareceram em filmagens gritando “mito” e hoje estão com a corda no pescoço.

Tenham dó!

Busquem foco. Identifiquem quais os parlamentares de cada Estado que precisam prestar contas sobre como irá se comportar no Congresso Nacional, quando chegar a hora de votar a autorização das privatizações. Esse povo precisa sentir aí no Estado o bafo quente na nuca. Para quando voltarem para Brasília já saberem de antemão que não terão vida fácil se votarem à favor da venda das empresas.

*Outra coisa: quanto mais demorar para a CCTCI informar a data da audiência, mais difícil será a realização dela. Ainda mais se o povo do governo faltar. O ano está acabando e não terão como remarcar a audiência. MEXAM-SE!