Privatizações: relatório do TCU poderá justificar venda do Serpro/Dataprev

Foi aprovado hoje por unanimidade na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara o requerimento nº114 do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), que pede a realização de uma audiência pública (data a ser definida), para tratar das privatizações do Serpro e da Dataprev.

O requerimento ganhou as assinaturas de adesão ao pedido de audiência dos deputados Vinicius Poit (NOVO-SP) e Luíza Erundina (PSOL-SP).

Como base de apoio ao governo no Congresso Nacional, o deputado do NOVO já antecipou o que poderá vir a ser o discurso para justificar as privatizações: um relatório do TCU, em que apontava baixos índices de produtividade e eficiência das empresas, que cheguei a publicar no portal Convergência Digital em 2018.

O deputado Vinícius Poit inclusive deixou claro que quer ver os presidentes das estatais, Caio Paes de Andrade (Serpro) e Christiane Edington (Dataprev), comentando sobre essa questão da “ineficiência” da empresa. E deixou claro que é à favor da privatização.

A deputada Luiza Erundina (PSOL), que hoje também subscreveu o pedido de audiência, aproveitou para elogiar a iniciativa do deputado Márcio Jerry de realizar a audiência, por entender que o governo tem sido pouco transparente em discutir com o Congresso o projeto das privatizações de estatais.

Já o deputado Luis Miranda (DEM) aproveitou para inserir no requerimento de Jerry, a presença de representantes de uma Associação dos Trabalhadores da Dataprev (ASDAT). pedido que foi atendido na votação do requerimento.

Assim, estão convidados para participar da audiência em data a ser definida os seguintes debatedores:

-Caio Mario Paes de Andrade, Presidente do Serpro;

-Christiane Almeida Edington, Presidente do Dataprev;

-Rodrigo Assumpção, Ex-presidente da Dataprev,

-Telma Maria de Castro Dantas, Diretora da Fenadados;

-Vera Justino Guasso, diretora coordenadora do SINDPPD-RS

-José Claudio Siqueira