Pressionado, presidente do Serpro fala sobre cenários futuros da empresa

Caio Paes de Andrade decidiu falar internamente aos funcionários, sobre cenários futuros do Serpro. Mas sem adiantar nada de novo que o corpo funcional já não saiba. Pelo menos registre-se que não prometeu melhorar o plano de saúde, caso o governo decida vender a empresa.

Segue a íntegra do comunicado:

Mensagem do presidente – perguntas e respostas
O Serpro será privatizado?
O fato do nome da empresa constar na lista divulgada pelo governo confirma que há a intenção. Ainda assim, como foi anunciado, as empresas passarão por estudos detalhados de performance e mercado. Esses estudos determinarão quais empresas serão privatizadas, em que ordem e com quais modelos. Como declarou o secretário Salim Mattar: “Precisávamos saber a reação da sociedade, do Congresso. Temos o maior programa de privatização do mundo que será feito de forma cuidadosa, cautelosa, gradual e sem destruir valor. Essas empresas pertencem ao cidadão pagador de impostos e temos de ser zelosos”.

Existe a possibilidade do Serpro vir a ter o capital aberto?
Existe sim. A abertura de capital é uma das possibilidades para diminuir o tamanho do estado e melhorar a eficiência da empresa e sua governança. É necessário, entretanto, que a empresa seja muito eficiente e que projete crescimento sustentável para incentivar o mercado.

Quando será a privatização?
Essa data é incerta. Além de depender dos estudos já mencionados, esses movimentos devem considerar fatores externos para alcançar a maior valorização possível. O natural é deixar todos os estudos prontos e aproveitar o momento mais favorável do mercado.

O estudo produzido pelo Ministério da Economia contará com o apoio de alguma consultoria externa ou será realizado pelos funcionários do órgão?
Os estudos serão apoiados pelo BNDES.

Há algum serviço que ficaria fora de uma privatização?
É possível. Os estudos mencionados anteriormente irão determinar isso.

Do ponto de vista do Governo Digital qual o impacto da privatização do Serpro?
A transformação digital é o processo mais contundente e irreversível para a modernização e eficiência do Estado. Como a privatização ainda é um processo em estudo, nada muda no que o Serpro faz atualmente. O Serpro continua sendo um dos pilares da transformação digital do Governo Federal, que servirá de exemplo para governos estaduais e municipais. Além disso o Serpro continuará melhorando sua oferta de serviços para o setor público e buscando diversificar seu portfólio para trazer ainda mais clientes do setor privado.

O que acontece com os dados do governo hospedados no Serpro se a empresa for privatizada?
Essa decisão não cabe ao Serpro e, sim, ao Estado. É importante destacar que parte desses serviços são perenes e precisam ser sustentados em qualquer cenário.

Se, ao final do estudo, a indicação for de privatização do Serpro, a decisão final será
do Congresso?

Ao decidir pela privatização, o Executivo encaminha projeto de lei, para apreciação do Congresso Nacional.

Do ponto de vista prático de gestão, como o Serpro será impactado ao configurar no Programa de Parcerias de Investimentos? Existem mudanças administrativas previstas?
Não acontecerá nenhuma mudança administrativa. Grupos de estudo do BNDES começarão a analisar números e
estratégias de negócio sem nenhum prejuízo ao dia a dia da empresa.

A fusão do Serpro e da Dataprev vai acontecer?
Ainda é cedo para falar. Aparentemente existem várias sinergias, mas ao aprofundar os estudos fica claro que as duas empresas têm desafios diferentes. A agenda atual é aumentar a eficiência e formar um portfólio de negócios que dependa menos do estado.

Os empregados serão demitidos?
O mandato da atual gestão das estatais é aprimorar o desempenho das empresas independentemente da privatização. Mecanismos como demissão ou processos de demissão voluntária podem ser utilizados para esse aprimoramento de desempenho. Ainda assim, é fundamental para a sustentabilidade da organização que os talentos sejam valorizados.

Existe previsão de que esse processo ocorra de forma transparente ao corpo funcional?
Sim, é intenção da empresa trabalhar esses temas com transparência, desde que não afete segredos de negócio.