Serpro e Dataprev passam pelo primeiro teste das privatizações no próximo dia 29

Nesta data, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Câmara dos Deputados, realiza audiência pública para debater “as empresas públicas de tecnologia e as ações estratégicas do Estado”.

Será realizada na próxima quinta-feira, dia 29, uma audiência pública na CCTCI – Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Câmara dos Deputados, para debater o papel das empresas estatais de tecnologia no contexto das ações estratégicas do Estado.

Será a primeira oportunidade que os deputados integrantes desta comissão terão para discutir a inclusão do Serpro e da Dataprev na lista das empresas que serão privatizadas no Governo Bolsonaro. O Datasus também foi incluído nesse debate.

O requerimento de convocação da audiência pública aprovado na CCTCI foi do deputado General Peternelli (foto), do PSL/SP, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Porém, neste documento, só constam quem evidentemente não falará contra a privatização: Caio Paes de Andrade (presidente do Serpro), Christiane Edington (presidente da Dataprev) e Jacson Venâncio de Barros, diretor do Datasus – Departamento de Informática do SUS ( Sistema Único de Saúde). Mas já há informações que a oposição está tentando inserir entre os debatedores, representantes da ala sindical de TI.

Na justificativa para a realização da audiência, o deputado General Peternelli não aborda diretamente a questão das privatizações. Provavelmente quando elaborou e apresentou o requerimento de realização da audiência, ainda não tinha conhecimento da inclusão de duas das estatais na recente lista das 17 empresas que podem inaugurar as privatizações do Governo Bolsonaro. ( O Datasus não figura nessa relação)

De acordo com o documento, a realização da audiência servirá para “que se tenha conhecimentos sobre as diversas soluções desenvolvidas e sobre como elas podem ser utilizadas para o aprimoramento e a execução de políticas e ações estratégicas do Estado brasileiro e para atender o cidadão com eficiência”.

*A audiência pública será no dia 29, às 10 horas, no plenário da comissão.