Conselho do “tio” para o novo diretor do Serpro

Parabéns Ricardo Moura (Jucá, para os mais íntimos e tenho certeza que agora vão aparecer muitos amigões, além dos puxas), o novo diretor de Desenvolvimento do Serpro, se o Conselho de Administração não atrapalhar. Duvido, mas…

Mesmo assim, segue de antemão um conselho do “tio” que vos escreve.

Você conseguiu chegar ao topo dessa cadeia alimentar que chamamos de “empresa estatal”. Aproveite que virou o “predador mor” e, além de desfrutar desse bálsamo chamado “poder”, gaste um pouco do seu tempo escrevendo três cartas para o seu sucessor.

Eu sei, parece maluquice, pois você não tem a menor ideia de quem será e quando ele será o seu sucessor, já que acaba de assumir o cargo. Mas saiba que algum dia ele irá entrar nessa sala e ocupar a cadeira que você está sentando agora.

Então recomendo você deixar as três cartas para ele na principal gaveta da sua nova mesa, como fruto do seu aprendizado durante esse período em que encarou as três crises dentro da empresa. Saiba: elas virão, quer você queira ou não.

Na primeira carta, que corresponderá à primeira crise (não esqueça de colocar no envelope a recomendação para ele só abrir a carta quando chegar a primeira crise), escreva a seguinte mensagem: “Culpe o seu antecessor pela primeira crise que você está enfrentando”.

Feito isso, passe a escrever a segunda carta, que também somente será aberta pelo seu sucessor quando chegar a segunda crise. Escreva: “Culpe a Imprensa pela segunda crise que você está vivendo”.

Então virá a terceira e derradeira crise, que culminará com a sua saída do cargo. Escreva a terceira carta, a mais importante, porque nela residirá toda a experiência que você acumulou ao enfrentar as duas primeiras crises enquanto dirigia o Serpro.

Deixe a seguinte mensagem: “Não esqueça de escrever três cartas para o seu sucessor”.

*Boa sorte. (Taoquei, sei que o General Guerra – Operações – acumula o cargo com a saída do Iran, mas vida que segue, porque essa velha piada é boa. hahahaha).