Agora é o Facebook quem bate na Huawei

O Facebook anunciou a adesão ao movimento de boicote comercial à Huawei feito por empresas norte-americanas e parceiras pelo mundo, como no caso da britânica de microprocessadores ARM Holdings. Anunciou que está proibida as pré-instalações de aplicativos em telefones Huawei que ainda vão deixar as fábricas da gigante chinesa, a partir de agosto.

Significa que os novos Smartfones Huawei deixarão as fábricas sem poderem pré-carregar aplicativos como Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp.

No mercado chinês, isso em nada irá afetar as operações da fabricante chinesa. Mas o mesmo não se pode dizer quanto ao resto do mundo, inclusive o Brasil, embora a empresa negue que o boicote venha afetar nosso país.

De fato tal decisão do Facebook não afetará os dispositivos móveis que já estão em operação no mercado internacional. Para ficar claro, os dispositivos Huawei, já nas mãos dos consumidores, ainda vão rodar os aplicativos e receber atualizações regulares de software. O Facebook garantiu isso em entrevista à Reuters.

O mesmo caso ocorrerá aos novos dispositivos Huawei enviado sem aplicativos do Facebook pré-carregado, mas que ainda tenham acesso ao aplicativo Play Store.

Porém, a partir de agosto, quando acabar o prazo de 90 dias que os EUA concedem à Huawei para se adequar à uma série de regras comerciais – que terminará em agosto – os telefones da Huawei ao deixarem fábricas não terão nem os aplicativos do Facebook nem o aplicativo Play Store pré-instalados.

Ou seja, comprar tais dispositivos poderá se transformar num grande transtorno para os usuários ocidentais, se até lá os dois lados não tomarem juízo e se acertarem comercialmente.