General assume Diretoria de Operações do Serpro

Tomaram posse ontem dois diretores no Serpro, em solenidade fechada, como requer a uma diretoria que primará por não dar satisfações públicas à ninguém dos seus atos e uma Comunicação Corporativa ineficiente, voltada para informar o que interessa ao funcionário, e o contribuinte que se dane.

A “solenidade” foi realizada pelo Conselho de Administração da estatal, que deu posse ao novo diretor de Operações, Antonino dos Santos Guerra Neto. Além de deslocar Iran Martins Porto Júnior do cargo agora ocupado por Santos Guerra, para a Diretoria de Desenvolvimento.

Santos Guerra tem um vasto currículo. Daqueles que faz ex-diretores de Operações caírem na real e tratarem de fazer cursinho pra tentar chegar próximo dessa realidade. É Mestre em Aplicações Militares, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, com doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Comandou o Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, foi vice-chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações do Departamento de Ciência e Tecnologia. Foi comandante da 2ª Região Militar/Comando Militar do Sudeste, chefe do Escritório do Sistema, Indústria e Defesa e Academia de Inovação, comandou o Centro Integrado de Guerra Eletrônica, atuou como oficial do Centro de Simulação de Combate, do Comando de Operações Terrestres.

Já Iran, o ex-diretor de Operações, acaba de ser deslocado para a área de Desenvolvimento. É concursado desde 1997. Começou a despontar na carreira durante o governo do PT, quando assumiu a Superintendência de Relacionamento com Clientes, em 2008. Em maio de 2016 passou a apoiar Glória Guimarães – que acabara de assumir a vice-presidência do Serpro, ainda no Governo Dilma Rousseff, com a missão de articular junto com integrantes do Ministério da Fazenda a derrubada de Marcos Mazoni da presidência da estatal.

Enquanto isso, a presidência do Serpro continua sendo exercida de forma, digamos, discreta, por Glória Guimarães. Que apesar de ter feito uma vídeo conferência no dia 28 de dezembro do ano passado com os funcionários, para garantir alguns segundos de fama na hora de se despedir, permanece no cargo até hoje. Glória ainda aguarda a nomeação de Caio Mario Paes de Andrade para a presidência da estatal, que nesta altura do campeonato ficou evidente que está enrolada.

Nos bastidores o que se comenta é que Caio é empresário, com participações em diversas empresas, inclusive algumas do ramo de informática, o que estaria dificultando para o Conselho de Administração do Serpro aprovar a indicação, diante dos sinais claros de que há um conflito de interesses que o impede entrar para o governo.

Dataprev

Já a engenheira de software, Christiane Edington, ex-CIO da Telefonica/Vivo, só aguarda a sua nomeação para assumir o comando da Dataprev.  O único óbice que pesava contra ela era  a participação societária na empresa Edington Estratégia e Consultoria de Negócios Ltda. Isso já foi resolvido desde o dia 6 de fevereiro, quando ela se retirou da sociedade que mantinha com o marido.

*Já pararam para pensar, senhores funcionários do Serpro e da Dataprev. Agora serão avaliados por gente que tem currículo suficiente para chegar em você e dizer: “não gostei do seu desempenho”.