Mazoni se despediu dos funcionários, mas Glória vetou a divulgação

SONY DSCO ex-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, chegou a escrever uma carta de despedida para ser distribuída aos funcionários da empresa. Mas alega que a sua sucessora, Glória Guimarães, impediu a divulgação.

Publico a íntegra desta carta, que foi censurada dentro do Serpro. Leiam a seguir:

Brasília, ….. de maio de 2016.
É muito comum, nestes momentos de despedida de uma tarefa tão importante como a de gestão de uma empresa, a gente falar das realizações. Poderia falar da evolução da quantidade de serviços prestados pela empresa, que, quando entrei, era de 1643 e, hoje, já passam de 4415. Só no Rio de Janeiro são 340 contra zero na época. Da evolução da capacidade de processamento, de 8543 para 36716 MIPS no mesmo período. Saímos de 523 servidores de baixa plataforma para 5004 e introduzimos os servidores virtuais. Da vazão que passou de 1.015Mbtis/seg para 7.175Mbits/seg no backbone e de 577 Mbts/seg para 3689Mbts/seg na última milha. Três novos centros de comando e os centros de dados reformados e de última geração.

Existiriam muitos outros números para mostrar o crescimento da empresa neste período.

Outra forma de avaliar as realizações seria falar dos inúmeros projetos desenvolvidos no período, que melhoraram as condições de prestação dos serviços públicos à população brasileira e/ou aumentaram a eficiência de funcionamento dos órgãos do Governo Federal. Só como referência, poderíamos citar aqui os seguintes projetos; Novo SIAFI, Programa Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), Sistema de operações do Tesouro Nacional (SOTN), Sistema de Informações de Custo do Governo Federal (SIC), Sistema de Coleta de Informações Contábeis e Fiscais (SICONFI), Tesouro Gerencial, Cadastro Sincronizado Nacional (CadSinc), Micro Empreendedor Individual (MEI), Simples Nacional, Sistema Imposto de Renda da Pessoa Física dos anos de 2008 até 2015, modernização constante do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SiscomeX), Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços (SiscoServ), Sistema SiscomeX Exportação Web (Novoex), Portal Único do Comércio Exterior, Sistema de Apoio ao Gerenciamento da Infraestrutura Portuária (INFRAPORT), sistema de Informação Responsável pelo Gerenciamento da Cadeia Logística Portuária (PORTOLOG), todos os produtos envolvendo o Complexo Sinesp com destaque ao Sinesp Cidadão, o novo Sistema Integrado da Dívida Ativa da União (Sida), o novo Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ), evoluções constantes no Sistema Nacional de Veículos Automotores (Renavam), Evoluções no Sistema Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), Sistema de Execução de Serviços Contratados do DNIT (Siesc), o novo Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE), Porto Sem Papel, fechamento e abertura de empresas pela internet, portal do cidadão, SINESP e muitos outros.

Também houve os projetos que o próprio SERPRO ofereceu para a sociedade brasileira, DEMOISELLE, Expresso, Nuvem própria, ParticipaBR, Central de Informações SERPRO e um barramento para atender o projeto de um Brasil 100% digital. 

O Programa de Inclusão Digital levou acesso ao mundo digital para milhares de pessoas através dos nossos 519 telecentros comunitários instalados em diversas cidades brasileiras.

Nos últimos anos, a igualdade de gênero e raça foi colocada no centro das políticas
públicas e o SERPRO se tornou protagonista na ampliação dos direitos sociais no espaço da organização.

Coube a mim o papel de coordenador do Comitê de Implementação de Software Livre do Governo Federal. Este comitê teve sua gestão centrada na capacitação e treinamento de empregados e servidores públicos dos órgãos que o compõem.

O SERPRO passou a referência no uso responsável de softwares livres na administração pública brasileira e no mundo. 

Mas eu quero mesmo levar na minha lembrança, especialmente, as coisas que fizemos com foco nas pessoas; a implantação do novo plano de carreira 2008 que elevou o salário de entrada no SERPRO em 57%, permitindo que a empresa se transformasse num projeto de vida para os novos empregados. A queda acentuada da rotatividade de funcionários com menos de um ano é o maior indicador deste fato.

O programa de incentivo à aposentadoria permitiu que, aproximadamente, mais de 2000 pessoas realizassem o sonho de se aposentar de forma digna e com novos projetos. Incluem-se projetos como a pura felicidade.

Uma relação sindical baseada na autonomia e respeito com a representação dos
trabalhadores de modo a garantir o poder de compra dos salários em todo o período e com avanços de ganho real, quando possível.

A realização de concursos públicos buscou manter o quadro funcional atualizado e em condições de encarar os desafios permanentes a que a empresa é provocada. Nos últimos 8 anos, foram realizados seis concursos públicos pelo SERPRO, com 4347 vagas ofertadas, sendo 3451 para o cargo de analista e 896 para o de
técnico.

Investimos muito na inteligência dos próprios funcionários da empresa e hoje, podemos nos orgulhar, de sermos reconhecidos como uma empresa inovadora, que aceita os desafios e os supera com grande capacidade, além de dependermos muito pouco de fornecedores externos, por mais importantes que eles sejam.

Tenho absoluta certeza que construímos todos juntos um SERPRO muito melhor do que aquele que nos foi entregue. Sem concursos, atividades terceirizadas, fechamento de centro de dados, salários abaixo do mercado, demissão como política de pessoal, transferência das atividades do SERPRO para a iniciativa privada, etc…

Quero agradecer a todas e todos que conviveram (no sentido de viver com) comigo nestes anos todos. Certamente, ajudaram-me muito na minha transformação pessoal na busca constante de uma sociedade ética e com valores baseados na tolerância e melhoria da qualidade de vida de todos nós. Espero ter retribuído, da mesma forma, a todos vocês.

Quero agradecer ao Ex-Presidente Lula pelo convite que me fez para esta grande tarefa; a Presidenta Dilma, pela confiança de me reconduzir na presidência do SERPRO;. aos meus chefes diretos: Guido Mantega e Nelson Barbosa; ao meu amigo, que fez o convite direto, Nelson Machado; a todos os diretores que comigo trabalharam.

Saio absolutamente feliz e com a certeza de ter me dedicado ao máximo ao trabalho. Lamento que as elites brasileiras tenha adotado este atalho para chegar ao poder. A história irá julgá-los com dureza. Numa democracia o poder emana do povo que se manifeste através do voto popular. Na democracia as diversidades de todas as espécies devem ser toleradas e não eliminadas. Tolerar significa não somente saber que existem, mas aceitar que coexistem e possuem o mesmo direito que as demais. Romper com está lógica da democracia é o caminho da barbárie. Espero que este período dure muito pouco no nosso país.

O processo civilizatório exige mudanças constantes para que haja crescimento. Não devemos temer estas mudanças, mas estar sempre preparados para aproveitar as boas oportunidades e saber combater as ameaças. 

O desejo em nós quer a si mesmo, ele não se volta ao exterior em busca de um objeto que lhe falte. O ser humano não é um vazio a ser preenchido, ele é uma vida que quer a si mesma e procura ampliar as suas condições de expandir-se construindo a realidade ao seu redor. Deste modo, cabe ao homem selecionar, dentre as milhares de possibilidades, aquelas que mais contribuam para perseverar no seu ser. O desejo do homem é o tempo todo preenchido, mesmo que seja por tristeza. Cabe-lhe, então, cuidar de si para ter cada vez mais a capacidade de preencher-se de alegrias. (Baruch de Espinosa, século XVI) 

Desejo sucesso a todas e todos. Estarei sempre torcendo pelo SERPRO e por aqueles que o fazem existir.

Abraços e boa luta.
MARCOS MAZONI