Glória é a presidente do Serpro, mas sofre pressão familiar e política para não aceitar

Muito confuso o processo de escolha de nomes para o Serpro e a Dataprev, no governo interino de Michel Temer.

Friso que, por enquanto, tudo ainda continua no campo da especulação política. Mas vamos às ultimas informações colhidas por este Blog.

Serpro

Gloria-Guimaraes-Santos-Correios-BrasilJá não é novidade que Glória Guimarães é a preferida do Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Tarcisio Godoy, para presidir o Serpro. E junto com ela seriam nomeados Iran Martins Porto Junior e Izabel Cristina da Costa Freitas. Também retornaria à diretoria, André de Césero.

O problema é que Glória vem enfrentando pressão familiar para não retornar ao Serpro, para não se desgastar mais do que já se desgastou na sua primeira passagem por lá.

Além disso, Glória já estaria sendo apontada pelo PT como uma “Pelicana” (mistura de petista com tucana), por ter trabalhado durante anos no governos Lula e Dilma em postos-chave da administração e agora participaria de um governo ilegítimo aos olhos do partido.

paulo-bernardo2Para completar o seu inferno astral, o ex-ministro Paulo Bernardo, de quem é apadrinhada política, teria ficado irritado com o nome dela estar circulando como futura presidente do Serpro, num governo que ele considera como “golpista”.

 

Dataprev

Mas Glória não apenas escolhe a equipe com quem supostamente iria trabalhar no Serpro, mas também já teria apresentado nomes para Tarcísio Godoy poder compor a diretoria da Dataprev.

Dois nomes viriam do Ministério do Planejamento, já que foram dispensados de suas funções pelo ministro Romero Jucá:

Patricia AudiPatrícia Audi, que hoje mesmo foi exonerada da função que ocupava desde 2015: a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

images (2)Além dela, também foi indicado para a diretoria da Dataprev Cristiano Heckert, que está deixando a Secretaria de Tecnologia da Informação, a antiga SLTI do Ministério do Planejamento.

 

Jesualdo ConceiçãoO terceiro nome indicado é do funcionário do Banco do Brasil, Jesualdo Conceição Silva, Diretor Relações Institucionais do Banco do Brasil.

 

 

fotoAlém destes, havia ainda a indicação de Maria Betania Gonçalves Xavier – Coordenadora-Geral de Sistemas e Tecnologia de Informação do Tesouro Nacional. Não se sabe se ela foi inteligente em não se meter nesta confusão e recusou o convite, ou se continua com a indicação garantida, apenas esperando a confirmação dos demais nomes que comporão a diretoria.

Fusão ou Gestão Compartilhada?

Este Blog ainda não conseguiu a informação se esses nomes fecham a relação de diretores nas duas estatais, o que de cara já fica subentendido que haverá um enxugamento nos cargos e se a Dataprev teria um “presidente” ou ficaria diretamente subordinado ao futuro presidente do Serpro, já numa prévia do que será a fusão.

Ou a opção momentânea seria uma espécie de “Gestão Compartilhada”, com os dois grupos trabalhando em sinergia, mas ao mesmo tempo avaliando quais áreas poderão ser enxugadas devido à duplicidade de funções. Primeiro passo para a complementação de uma fusão.

*Uma coisa é certa. Estando ou não no Serpro, as indicações para as duas diretorias passaram pelas mãos de Glória Guimarães. Isso significa que, mesmo que não aceite o cargo, Glória poderá mandar na futura e mega empresa de TI diretamente de casa, sem os aborrecimentos que teria ao enfrentar petistas que não perdoarão essa “traição”.