Alguém vai sobrar

O Ministério da Previdência decidiu lançar hoje um edital de pregão eletrônico no Comprasnet, para a aquisição de 5 tablets.

Detectei três curiosidades nesse pregão.

Primeira curiosidade: A quantidade de exigências, ou especificações técnicas. São tantas, que para vender 5 tablets muito fornecedor pode desistir de disputar. Mas como serão microempresas, isso até pode virar um “bom negócio”. A lista é enorme, tem de tudo o que se imagina. Até sustentabilidade ambiental o fornecedor terá de comprovar.

Segunda curiosidade: No item 10.1, o ministério exige que o tablet seja: “compatível com aplicativos que permitam a leitura de assinaturas digitais dos jornais O Globo, O Estado de S. Paulo (Estadão) e Folha de São Paulo”.  Pura bobagem, compatíveis todos são e os aplicativos para isso podem ser baixados diretamente dos jornais, que eu suponho que o ministério seja assinante.

Terceira e a melhor das curiosidades: São 5 tablets a serem comprados, mas quem irá usar esse mimo? Se foram somente as mais altas “patentes”, então ganharão o ministro e seus 3 secretários. Sobra um tablet para ser disputado pelo Consultor Jurídico e o Sub-secretário de Orçamento, justamente o homem que cuida da grana.

* Ou então, Carlos Gabas – o secretário-executivo, decidiu dar um “balão” no ministro e irá distribuir a tralha com os demais da “tchurma”.