Ataque ao Blog do Planalto

Na madrugada desta quinta-feira (13) a Dataprev foi surpreendida com uma ataque de “Deface” no “Blog do Planalto”, criado pelo presidente Lula para a cobertura uma jornalista mais informal das suas atividades no governo, que fosse também de forma mais dinâmica e integrada com as redes sociais.

O invasor, que se autodenomina “@DonR4AUL o Hacker Beleza”, pichou a página com mensagem contra a corrupção (veja imagem). Essa mensagem ficou no ar até por volta das 5h17 desta madrugada, quando a Dataprev, que gerencia a página do Blog, tratou de retirá-la.

Não foi suficiente para o governo esconder o assunto, pois o Google capturou um instantâneo da página pichada:

 

 

A pergunta que fica no ar é a seguinte: Por que o Blog do Planalto, sendo uma página oficial, não está sob a guarda do Serpro, como no caso da página oficial da Presidência da República?

Este Blog responde: Porque na época em que se criou o Blog, Lula estava com pressa e queria sua página informal logo no ar. O serpro pediu um tempo para preparar tudo dentro de alguns requisitos de segurança. A demora irritou o presidente e assessores de imprensa, que chegaram a qualificar o Serpro  como um “Fiat 147”, dada a demora para executar o serviço.

Na época, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, teria atropelado a direção do Serpro, afirmando que faria rapidamente aquilo que o presidente solicitou.

*Como dizia minha vovó: “A pressa é a inimiga do macarrão”.