Susto?

Causou certo espanto em alguns funcionários da Anatel o fato de eu ter comentado ontem, que na área de informática o dentista Túlio Barbosa tem acesso aos e-mail da galera da agência.

Primeiro, já existem decisões judiciais afirmando que os e-mails corporativos podem ser investigados pelos setores de informática e até mesmo monitorados, o que pressupõe que sejam lidos.

Não se trata de violação de correspondência particular na visão de vários juristas. Lembre-se que você está usando uma ferramenta, logado na rede de uma empresa ou órgão público, que não lhe pertence.

26 thoughts on “Susto?

  1. Não étão simples assim. Se os emails serão lidos, tem que ser divulgados. E geralmente são lidos por softwares, não por pessoas. Se serão lidos por pessoas, que sejam por técnicos, com log de tudo o que viram. Leitura por técnicos até vai, mas por um dentista, que como chefe da area deveria fazer outras coisas? Ninguém da anatel sabe de nada, aqui na SXX estamos esperando um pronunciamento da ADGI e nada. Por isso que a TI nao funciona. “Liderada” por um fraco. Logo logo eles arranjam uma ata para aderir.

  2. Susto não foi a correspondencia lida pelo dentista chefe da TI na ANATEL, mas sim dizer que ele quem comanda, quando todos sabem que quem domina tudo por lá é uma tal de Jane Alves, figura carimbada que tem vinculos familiares com o dentista (é avó da filha dele) isso é nepotismo?

  3. A Jane é uma coitada. Grita com todo mundo e acha que gostamos dela. Esses dias para juntar dinheiro para a festa de aniversario dela (durante o horario de expediente), os lideres de equipe (3 puxa saco mor, que falam mal dela nas costas) tiveram que dar quase todo o $, pq ninguem queria dar nada para ela… É tão querida n vi ninguem da anatel na festinha. só das empresas. Se brincar ela ainda deve achar que fazem essas coisas pq gostam dela. Bem pelo contrário, é medo de demissao. Se liga Jane. Pelo menos ela trocou o gerente aqui e o das outras areas tb, com a bagunça o serviço fica mais tranquilo. Ela finge que faz algo, nos fingimos que trabalhamos. ainda mais depois de demitir 20 colegas.

    O tulio, tem tempo que nao aparece no 2o. andar. eu n sabia que ele é dentista, dá pra entender pq ele n sabe nada e passa tudo pra jane. rindo de todo esse circo.

  4. Só sei que aqui no gabinete estamos rindo muito do dentista. Alô corregedoria, pode alguém ler os nosso emails? Será que agora o Rodrigo tira o amigo dentista da jogada? E a sogrona, fica? O último apague a luz.

  5. Só queria saber se a Jane já arrumou alguma secretária para substituir a antiga, contratada oficialmente como programadora por umas das empresas na ADGI? Esse caso a ANATEL toda já sabe. Apuração?

  6. kkkkkk….. até metade de 2010 trabalhei como terceirizado na ti da anatel e pelo visto continua tudo a mesma coisa.

  7. É minha gente,queria saber so de uma coisa…quais foram as metricas, se é que teve, usadas para decidir quem ficava e quem saia da anatel…
    Nivel de proximidade com os chefes? – Logico que não né, afinal de contas isso nao existe na anatel.

  8. Temos que separar as coisas aqui:

    Sobre o Tulio: Ele tem grande conhecimento em Segurança da Informação e o cargo que ele exerce é compatível com o conhecimento estratégico que ele tem.

    Sobre a Jane: é braba pra caralho! autoritária mas convenhamos. Alguém lembra de como era a TI da ANATEL antes dela?! Ela pode ter os defeitos dela e acho que ela até pode rever alguns conceitos. Mas que a TI da ANATEL mudou pra melhor, mudou.

  9. Falar da ANATEl é complicado porque o povo terceirizado leva todos nas costas e os servidores são pessoas sem conhecimento de TI algum e querem colocar maior banca só porque passaram em um concurso e que na realidade não sabem nem por onde começar mas perdidos do que cego em tiroteio. Sem contar os puxas saco da gestão da CTIS são 2, Politec 1 e da casa 1 bicho que é uma porta esse sim não sabe nem para onde vai manezão….
    Mas é isso aí o lance é virar concursado e não fazer PORRA NENHUMA DA VIDA!!!!!

  10. Infelizmente é triste ver que existam pessoas tão pobres de espírito que perdem tempo fazendo esse tipo de coisa. Realmente deve faltar trabalho mesmo.

  11. Aqui na anatel é complicado, se passar o facão no “saco” da Jane, vai responder por triplo homicidio, por cortar a cabeças de liders de equipes.

  12. Os terceirizados falam mal dos servidores e acham que ninguém trabalha, a visão é recíproca, da TI nada sai, quando sai já não tem mais utilidade e pra tudo colocam barreiras…
    Pra mim, existem servidores e servidores, terceirizados e terceirizados. Os terceirizados que estão descontentes é só pedir pra mudar de lugar de trabalho em sua respectiva empresa, ou passar uns anos estudando para se tornar um servidor. Quem não faz “PORRA NENHUMA DA VIDA” é vagabundo, tanto servidor quanto terceirizado, se você é um terceirizado que não faz “PORRA NENHUMA DA VIDA”, se tornando servidor vai continuar o mesmo pobre de espírito, porém concursado.

  13. Aos revoltadinhos, vocês deveriam é ir trabalhar e colocar o site da Anatel no ar, que está fora nesse momento (25/08/2011 16:00h), ao invés de fica aí falando mal dos chefes!!

  14. Acho que o pessoal está pegando pesado demais.

    O pessoal da casa tem conhecimento sim. Ninguém é mestre em todos os assuntos mas no geral são pessoas bem capacitadas.
    Se os terceirizados carregam o piano é pq são maioria e são pagos para isso mesmo. Não seria de se esperar que um gestor de contrato fizesse o trabalho técnico.

    Em relação à Jane é uma pessoa de personalidade forte. Exagera às vezes sim, mas a gestão dela é muito melhor do que a do anterior.
    E quem acha que a Jane é brava é pq não conheceu o saudoso Queiroz. Êta bicho bruto!

    O Túlio é um cara gente fina e me parece bastante sério. Não acredito que faça uso das ferramentas apontadas no texto.

    Os prepostos das empresas (que se não estou enganado são o Fabrício, o Jairo e o Marcos) são pessoas que demonstraram ótimos trabalhos na Anatel em todos os anos que trabalhei na Agẽncia, e só quem não conhece pode falar mal.

    Esclarecendo que não trabalho mais na Anatel e não tenho interesse em voltar mas acho injusto nego jogar merda no ventilador dessa maneira.

  15. Em relação ao post original (“acesso aos e-mail da galera da agência”), não posso me furtar de registrar o seguinte fato: fui Gerente de Infraestrutura de TI da Agência nos últimos 4 anos na Agência, 2 dos quais sob a tutela do Túlio. Minhas responsabilidades englobavam, dentre outras, prover o serviço de correio eletrônico. Durante esse período jamais recebi orientação, pedido ou determinação do Túlio de que fosse dado acesso a qualquer e-mail funcional, salvo nos casos onde a demanda vinha da Corregedoria da Anatel em função de processos administrativos disciplinares.

  16. Basta ver o que se fala aqui neste post para ver a desordem que se encontra a adgi. Se as pessoas precisam de um espaco como este é que as coisas vão mal.

  17. Impressionante… Servidor e terceirizado nao esta nem ai para a festa de adesão as atas que esta ocorrendo na Adgi… SAD finge que nao vê… E todos so querem saber do dinheiro do salario no fim do mes. Gasta-se milhoes para esses sistemas feitos nas coxas… Contrata-se escritorio de projetos para aderir atas de amigos… Ao menos fico feliz em saber que tem gente que esta atendo para isso ja em contato com TCU e CGU para esclarecer as denuncias. No mais vcs estao tendo o que merecem. Dirigentes fracos para equipe fraco. Nao sabia que falta de educacao e falta de respeito da Jane agora se chama personalidade forte. Me poupem. Podia mandar todo mundo embora, servidor e terceirizado que nao ia fazer falta nenhuma na Anatel… E a populacao agradeceria a economia de recursos publicos.

  18. Senhor Cidadão anônimo (aparentemente não tem honra para assumir o que fala), acredito que você nunca trabalhou em nenhum outro lugar para dizer que os sistemas da Anatel são nas coxas.

    A Anatel fatura milhões utilizando os boletos gerados, atendem milhares de usuários de serviços de telecomunicações de forma organizada e eficaz, e muitas outros serviços através desses sistemas que você está criticando sem conhecimento de causa.
    Não é uma agência ótima assim como nenhum órgão do governo, mas é um exemplo para a maioria dos órgãos e muito disso graças a seus sistemas.
    Informe-se antes falar.

    Se a equipe é fraca hoje, deve ter sido bem pior um dia, se vc trabalhou por lá.

  19. Trabalhei na ADGI e ao contrário do que alguém disse em um comentário anterior, a ADGI piorou e muito. Os atuais colaboradores só querem saber de comprar carro novo, apartamento e curtir viagens. Nas gestões anteriores os serviços de internet e correio sempre funcionaram corretamente e ultimamente tem saído do ar diversas vezes. Várias vezes vi a Sra, Jane dando palpite em áreas que não eram a sua. Soube que neste ano de 2011 ocorreu uma reunião onde queriam pedir a cabeça da Sra. Jane por estar assediando moralmente os colaboradores da área, mas diante do Sr. Rodrigo que é Superintendente, o caso, me parece não foi para frente. Sem contar o estado dos contratos da ADGI. Serviço público é bom por isso, cada um faz o que quiser e depois fica por isso mesmo. Ainda bem que saí daquele lugar.

  20. Esse Eduardo deve ser concursado da Agência. A Agência pode até faturar milhões, mas mesmo o funcionário tem dificuldades com os serviços. Eu mesmo tive de recorrer a uma pessoa conhecida dentro da assessoria de relações com usuários para resolver problema com empresa de telefonia. E olha que essa pessoa disse que eu tinha sorte, pois em outro estado o usuário do sistema ficaria a ver navios… Também trabalhei na ADGI antes até de ser chamada de ADGI e era sim muito melhor do que está agora.

  21. Na época que trabalhei na Anatel não existiam concursados, sofríamos mais com uma gerência despreparada e mal-educada e um pessoal indicado sei lá por quem, mas o ambiente entre os terceirizados era excelente e nos motivava a fazer um bom trabalho. Pelo menos sempre tive bons feedbacks dos usuários a respeito dos sistemas. Saí de lá antes desses novos gerentes entrarem, portanto não tenho como opinar a respeito deles.
    Nessa época, nunca que alguém ia chegar num blog e falar mal dos líderes de equipe já citados, os quais conheço bem e sei que são ótimas pessoas e profissionais. Acho que muitos terceirizados da ADGI não têm idéia do sapo que eles têm que engolir dos gerentes e não entendem a postura que eles têm que adotar inclusive pra proteger muita gente que, como vi nos posts desse blog, não merece.

  22. Antonio Carlos,

    Não sou funcionário, como já disse em um comentário anterior.
    Fui terceirizado lá por 8 anos até 2010.

    Acompanhei 3 gestões e posso garantir que a atual não foi a pior.

    Se vc não trabalha na ADGI e nem mesmo na Agência como sabe se está pior ou melhor?
    Vc tem espiões lá dentro que te informam de tudo o que acontece?

    Como eu disse lá não é ótimo mas é melhor do que a maioria dos outros órgão públicos e muito disso se deve sim aos sistemas de lá.

    Quem já tentou resolver algum problema com uma operadora de celular ou TV a cabo, não resolveu e recorreu à Anatel sabe que pelo menos conseguiu expôr o problema e ter um feedback.
    Eles vão resolver tudo? Nem Deus resolve tudo.

    Não tenho mais nada a dizer que ainda não foi dito.
    Realmente é fácil criticar…

  23. Quase 1 semana sem respostas. Até quando o Dentista vai aguentar? Será que ele vai esperar chegar a PF? Sabendo eles já estão.

  24. Eu entrei e sai da fazenda e essa novela continua? Eduardo para de puxar o saco! So porque a DBA vai perder o contrato nao precisa ficar se identificando para fazer media… Kkkkkkk

  25. É lamentável que a crítica mal feita, anônima e covarde, como está ocorrendo aqui nesse blog, transforme o trabalho dos terceirizados da Anatel em um circo. Pior ainda, associando a covardia e a mediocridade aos terceirizados da ADGIE. De forma alguma somos assim, pois trabalhamos duramente e, todos os que eu conheço aqui no segundo andar, são pessoas honradas e se importam muito mais em resolver problemas do que com fofocas. O tipo de crítica que está sendo realizada aqui é uma característica de pessoas menores e mimadas que, sempre tendo sido criadas à sombra, nunca se acostumaram a trabalhar ao sol, como convém aos homens e mulheres de verdade.

    Esse post se tornou uma comédia onde pessoas anônimas e sem valor batem palmas. Não sei quem são os anônimos que usam tal condição para exibir seu pensamento pequeno e limitado, mas meu protesto é esse: nós, terceirizados da Anatel, não somos assim e de forma alguma esse show mesquinho pode ser associado a nós, que somos pessoas dignas e de valor.

    As críticas que tenho a fazer para a gerência, eu as fiz como convém a um profissional, em reunião e diretamente para meus chefes para tratar de pontos técnicos que não concordava e que foram ouvidas e aceitas, e não de forma obscura e anômima como convém aos incapazes de lidar com conflitos pequenos e com a vida. Nas vezes em que reclamei diretamente, a gerência me disponibilizou recursos para resolver meus problemas.

    A propósito, meu NOME é Alfredo Carneiro, sou Analista de Sistemas e trabalho no segundo andar do bloco E da Anatel. Se alguém tem algum adjetivo pejorativo para mim, que o coloque de forma aberta e citando seu nome, pois desconsidero pessoas mesquinhas que assinam por “Terceirizados da ADGIE”, “José Mané”, “fantasma” , “Fulano”, “Cidadão” ou “Dani Bolinha” e fazem crer, de forma covarde, que tais comentários tenham vindo do “segundo andar”, sujando nosso nome. Não somos “Fulanos” nem “Manés” como as pessoas que postaram tais comentários.

  26. Sinceramente queria entender a postura de algumas pessoas que acham que a defesa de algo nada mais é do que puxa-saquismo. Queria entender também o motivo das máscaras. Criticar no anonimato é fácil. Sou relativamente novo na ADGI, como terceirizado, mas a impressão que tive dos sistemas é boa. Claro, sempre há o que melhorar, mas a disponibilidade dos mesmos e, tecnicamente falando, a arquitetura criada para construí-los é bem consistente.

Comments are closed.