Tiro no pé

Hoje será um dia importante para a maioria dos trabalhadores das empresas de informática do Distrito Federal, mas ele já começou mal.

Na noite deste domingo picharam as páginas do SINDPD-DF e da Fenadados. No do sindicato colocaram mensagens grosseiras, segundo soube agora pela manhã. No da Fenadados não souberam me explicar o que ocorreu.

Em ambos os casos, as ações são deploráveis. Ainda mais partindo de gente com conhecimentos em informática, bem num momento em que os trabalhadores dessa área vivem a maior crise de sua história, contra um sindicato que já não representa os seus interesses laborais.

Pichar o site do SINDPD-DF não resolve o problema, só agrava. Deram a munição que faltava à esses senhores para atacar um movimento legítimo da categoria, contra a série de desmandos e pela forma como vem conduzindo a campanha salarial deste ano. E não tenham dúvidas de que eles irão usar.

Desde o início desse movimento, o que mais tenho percebido pela lista de discussão dos trabalhadores, é que tinha gente do sindicato infiltrada, tentando de alguma forma minimizar, desqualificar, colocar em dúvida os trabalhadores identificados com o movimento. Tentaram de todas as formas possíveis minar as lideranças e tentaram achar quem estaria por trás tentando bancar politica e financeiramente o movimento.

Não conseguiram nenhuma informação relevante para desqualificar o movimento, simplesmente porque ele nasceu nas bases, sem nenhuma intenção maior que não fosse obrigar o sindicato a respeitar os direitos da maioria consagrados em assembléia, além de por um fim aos desvios de natureza ética e moral que ocorrem dentro desta entidade.

Com as pichações, agora o sindicato ganha argumentos para hoje se expor na frente de uma procuradora do Ministério Público do Trabalho como vítima, e para alegar que o movimento dos trabalhadores não passa de um “bando de baderneiros”, “arruaceiros”, que somente querem atrapalhar as negociações com o sindicato patronal. Dão a quem não teve até agora argumentos para se defender, a munição necessária para esvaziar um movimento.

Já li na lista de comentários de que tal ação pode ter partido do próprio sindicato. Sim pode. Estão desesperados diante do fato de que a imagem e a credibilidade deles está definitivamente arranhada. Algumas pessoas desse sindicato são capazes de tudo. Até mesmo de pichar o próprio site com o objetivo de se fazerem de vítimas de um processo político.

Se fizeram conseguiram aquilo que queriam.  Alguns membros da lista acharam engraçadinho, fizeram piadinhas, comemoraram o mal feito. Ao não pensarem naquilo que estavam escrevendo na lista, deram ao sindicato o direito de hoje se dizer “vítima” de um bando de arruaceiros.

Além disso, profissionais de informática sabem que não podem se dar ao luxo de brincar com uma coisa dessas. Vai contra toda a lógica da profissão que eles mesmos exercem. Se não tinham porque condenar a pichação, talvez o melhor teria sido ficarem calados.

A direção do movimento já se manifestou contra esse ato de vandalismo. Por um lado é bom porque fica patenteado que tal tipo de coisa não passou por nenhuma instância de direção dele.

Agora é aguardar os desdobramentos dessa ação desastrada diante da procuradora do MPT, que hoje irá analisar a disputa entre o sindicato e os trabalhadores.